Siga o OTD

Surfe

Yago Dora voa para avançar e Mineirinho vai bem no Surf Ranch

Yago Dora e Owen Wright se classificaram direto para o round 2 e Adriano de Souza conseguiu pontuação que o coloca entre os 12 melhores

Foto: WSL

Depois de Miguel Pupo e Kelly Slater avançarem no Surf Ranch, Yago Dora deu show e Adriano de Souza, o Mineirinho, ficou entre os melhores da competição na piscina de ondas. Nesta sexta-feira (18), os brasileiros estavam na bateria com os australianos Morgan Cibilic, Owen Wright, Mikey Wright e o americano Patrick Gudauskas, surfista convidado para a etapa do circuito mundial e se garantiram no segundo dia de disputas nos Estados Unidos.

Yago Dora dá show

Yago Dora também começou muito bem sua participação no Surf Ranch muito bem. Conseguindo uma série de manobras, o brasileiro estava engatando uma boa nota, porém, na reta final, o brasileiro acabou caindo e ele tirou 5.87 na primeira onda para a direita. 

Em sua primeira para a esquerda, Yago arriscou. Além da série de manobras, o brasileiro apostou em um aéreo no meio da onda e acertou. Com isso, Dora tirou um 8.50, a melhor nota do dia para ondas para a esquerda, e entrou de vez na briga por uma das vagas na próxima fase. 

-Sem Cristiane, Pia anuncia seleção feminina com Marta e Formiga para Tóquio

Já em sua terceira onda do dia, Yago Dora foi um pouco mais conservador. Mantendo sua linha somente com manobras, o brasileiro tirou um 5.63 e não trocou de nota. Em seguida, na quarta onda do Surf Ranch, Yago Dora acabou sofrendo uma queda, já na reta final, e manteve os 14.37. Com essa nota, o brasileiro terminou como campeão de sua bateria e se garantiu no segundo dia de disputas do Surf Ranch.

Mineirinho fica entre os melhores

Adriano de Souza começou sua participação dando show. Com uma série de manobras e com o maior tudo do dia, até o momento, Mineirinho “destruiu” a primeira onda que pegou no Surf Ranch, conseguindo um 7.60 que foi a segunda melhor nota em ondas para a direita. Na sequência, ao começar as ondas para a esquerda, Mineirinho acabou escorregando na terceira manobra e acabou caindo.

Ao vivo: Rumble at the ranch - surfe
(WSL/Ryan Janssens)

Em sua segunda série de ondas, mais uma vez, Adriano de Souza deu show na sua oportunidade pela direita. Com mais uma sequência de manobras, o brasileiro tirou 7.83 e substituiu seu 7.60 da primeira série. Em seguida, em sua segunda chance surfando para a esquerda, Mineirinho foi bem e, mesmo com uma queda na reta final, tirou um 5.97 e totalizou 13.80, entrando no top 5 do Surf Ranch.

A disputa do Surf Ranch

Diferente das etapas do Circuito Mundial disputadas em praias, a Surf Ranch acontece em um sistema diferente. Como as ondas produzidas artificialmente, todas elas são iguais. Com isso, na primeira fase da competição, cada surfista tem direito a seis ondas, três para a direita e três para a esquerda. Após isso, os atletas são qualificados de acordo com sua somatória para as fases seguintes.

 etapa do Surf Ranch acontece no Circuito Mundial de surfe desde 2018. Apesar de ser extremamente recente, a disputa de ondas artificiais na piscina de ondas é muito positiva para o Brasil. O bicampeão mundial Gabriel Medina conquistou o título das duas etapas disputadas até o momento, tendo feito a decisão com Filipe Toledo nos dois anos. Na chave feminina, Carissa Moore foi campeã em 2018 e Lakey Peterson ficou com o título em 2019. Não houve Circuito Mundial de surfe em 2020 por conta da pandemia.

Brasileiros bem na classificação para o WSL Finals

Em 2021 a WSL mudou o formato de disputa do Circuito Mundial de surfe. A partir deste ano, depois de oito etapas classificatórias, os cinco melhores de cada naipe se garantem na disputa do WSL Finals, de onde sairá o campeão da temporada.

Neste momento, o Brasil teria quatro representantes na decisão da temporada. No Masculino, Gabriel Medina lidera a temporada e é seguido por Ítalo Ferreira, que conquistou o título do circuito em 2019. Além da dupla, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Filipe Toledo aparece na quarta posição. Se as etapas de classificação terminassem hoje, Jordy Smith, da África do Sul, e Morgan Cibilic, da Austrália, estariam garantidos na disputa do título no masculino. Contudo, um resultado ruim de um dos cinco primeiros colocados na etapa do Surf Ranch pode mudar tudo

.+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na chave feminino do Surf Ranch a, neste momento, o Brasil seria representado por Tatiana Weston-Webb. Única brasileira na elite do surfe mundial, Tatiana ocupa a terceira colocação geral, Além da brasileira, a haviana Carissa Moore, e as australianas Sally Fitzgibbons e Tyler Wright também estariam na última e decisiva etapa. Como, neste momento, a francesa Johanne Defay e a australiana Stephanie Gilmore estão empatadas na quinta colocação, se o Circuito Mundial de surfe terminasse assim, as duas atletas teriam que disputar uma bateria extra eliminatória entre si para definir quem seria a quinta colocada.

Mais em Surfe