Siga o OTD

Surfe

Cinco brasileiros estão nas quartas de final da Newcastle Cup, na Austrália

Gabriel Medina, ítalo Ferreira, Adriano de Souza, Deivid Silva e Filipe Toledo seguem na disputa do título da segunda etapa do mundial de surfe

Surfe Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Matt Dunbar/WSL via Getty Images)

Só deu Brasil! No dia das oitavas de final da Newcastle Cup, a segunda etapa do Mundial de Surfe, disputada na Austrália, cinco brasileiros se garantiras nas quartas de final, nesta quinta-feira (8). O destaque do dia ficou com Gabriel Medina, que assumiu a liderança do ranking mundial de 2021, e Ítalo Ferreira, que dominaram do começo ao fim.

Como duas quartas de final da Newcastle Cup serão 100% brasileiras, Gabriel Medina x Adriano de Souza e Ítalo Ferreira x Deivid Silva, o país já tem garantido dois semifinalistas na etapa do Mundial de surfe. Por conta do chaveamento da competição, ainda não é possível confirmar um finalista do Brasil.

Gabriel Medina abre o dia com vitória contra português

Abrindo o dia de baterias, Gabirel Medina teve como adversário Frederico Morais. de Portugal. Com duas ondas logo nos primeiros minutos, o brasileiro assumiu o primeiro posto com 3.76 contra 2.83 do português. Na parte final da disputa, Frederico encontrou a melhor onde e com um 5.50 tomou a ponta do brasileiro, com 8.33 contra 7.16. 

Gabriel Medina
WSL / CAIT MIERS

Com pouco tempo e precisando de um 4.01, Gabriel Medina encaixou a sua melhor onda. Com uma série de três manobras, o brasileiro fez 4.43 e tomou a liderança com 8.76. Dentro do minuto final, Gabriel deu show. 

“Amarrando” a bateria, o brasileiro usou a prioridade ao seu favor e literalmente na última onda conseguiu uma série de manobras que deu um 8.50 e a vaga nas quartas de final da Newcastle Cup. Com a vaga entre os oito melhores da etapa do Mundial de surfe, Medina garantiu a liderança do ranking mundial em 2021. 

-Bia Haddad e Carol Meligeni avançam às quartas do ITF de Córdoba

Ítalo avança na base dos aéreos

Terceiro brasileiro a buscar uma vaga nas quartas de final, Ítalo Ferreira teve o americano Griffin Colapinto. Como aconteceu nas disputas anteriores, o brasileiro começou com tudo e com um aéreo lindo abriu vantagem na ponta, com uma somatória de 14.20, contra 8.16 do surfista dos Estados Unidos. 

Ítalo Ferreira
– WSL / DAMIEN POULLENOT

Na segunda metade da disputa, Ítalo Ferreira seguiu melhor. Com mais uma onda acima de 8.00, o brasileiro chegou a 16.93 e colocou uma enorme vantagem contra o Colapinto. Com a diferença no placar, foi só questão de esperar a buzina para que a presença de Ítalo Ferreira nas quartas de final fosse confirmada.

Adriano de Souza elimina australiano

O confronto entre Adriano de Souza e Julian Wilson, da Austrália, começou equilibrado. Com o surfista australiano apostando na quantidade e o brasileiro na qualidade, Julian assumiu a liderança com 5.77 contra 5.00 após mais de 10 minutos de disputa. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Mais para a parte final do confronto, Adriano de Souza conseguiu a virada. Com uma onda 3.40, chegou ao total de 8.40 e virou o líder. Na reta final, Julian Wilson teve a prioridade por mais de quatro minutos mas não conseguiu surfar e foi eliminado.

Adriano de Souza
– WSL / THOMAS BENNETT

Na disputa por uma das vagas na semifinal da Newcastle Cup, na Austrália, Adriano de Souza teve pela frente Gabriel Medina, fazendo com que o Brasil tenha garantido um representante entre os quatro melhores. 

Filipe Toledo vence confronto brasileiro

Fechando o dia de oitavas de final, Filipe Toledo e Yago Dora fizeram um duelo brasileiro por uma das vagas nas quartas de final. Assim como aconteceu na fase anterior, Filipinho começou com tudo e com poucos minutos já somou 7.67 e pegou a primeira colocação da disputa.

Filipe Toledo
WSL / DAMIEN POULLENOT

Na sequência da bateria, Filipe Toledo e Yago Dora conseguiram melhorar suas notas e Filipinho seguiu em vantagem, com 9.23 contra 7.33. Já caminhando para o fim da disputa, Toledo colocou mais um pouco de diferença ao chegar no total de 13.07 pontos contra 9.14 de Yago. 

-Brasil bate Japão, mas perde de EUA e França no primeiro dia em Dubai

Na reta final Filipe Toledo e Yago Dora tiveram um pequeno desentendimento, pois Filipinho atrapalhou uma manobra do adversário, mas logo se resolveu. Após a pequena discussão, os dois surfistas não conseguiram novas ondas e a vitória foi de Toledo.

Deivid Silva supera Kanoa Igarashi

A bateria começou com Deivid Silva e Kanoa Igarashi, do Japão, errando. Com uma onda boa nas primeiras seis surfadas entre os dois atletas, o japonês assumiu a liderança com um total de 6.10 contra 1.43 do brasileiro. 

Na sequência, a virada veio. Perto das pedras, Deivid Silva encaixou uma série de manobras e conseguiu um 5.43, virando o líder da bateria com 6.16. Como resposta para a nota do brasileiro, Kanoa Igarashi fez uma onda não tão boa gerar 2.83 de nota e subiu para a ponta com um total de 8.16. 

Deivid Silva
– WSL / LAURENT MASUREL

Já no terço final da disputa, Deivid e Kanoa seguiram melhorando suas notas e o surfista do Japão seguiu na frente, com 11.23 contra 9.60. Faltando pouco mais de cinco minutos, o brasileiro voltou a liderar. Com a melhor nota da bateria, um 6.50, Deivid Silva chegou a 11.93 e colocou pressão no japonês. 

Nas ondas finais, Kanoa Igarashi conseguiu um 5.90 e colocou a sua somatória em 11.80 mas seguiu em segundo. Desta forma, Deivid Silva avançou para as quartas de final do Mundial de surfe.

Mais em Surfe