Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira se prepara para Tour de 2021 e vê evolução

Atual campeão mundial seguiu treinando forte na pandemia e se sente preparado para a estreia no circuito, prevista para dezembro, no Pipe Masters

Ítalo Ferreira - Surfe - Tour - WSL - Pipe Masters
Ítalo Ferreira foi campeão mundial em 2019 (WSL/Damien Poullenot)

Campeão mundial em 2019, Ítalo Ferreira nem pôde começar a defender o título este ano, já que a pandemia do coronavírus forçou o cancelamento do circuito mundial de surfe, o World Surf League Championship Tour, de 2020. Mesmo assim, o potiguar vem se mantendo ativo já pensando também no Tour de 2021, previsto para começar em dezembro no Pipe Masters, do Havaí.

Esse ano, após um período sem competições, Ítalo participou dos eventos amistosos do WSL Countdown e fez juz ao título de campeão. Em três semanas seguidas do mês passado, venceu o Onda do Bem, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, o Rendez-Vouz of Surfing, na França, e conquistou o título da Euro Cup of Surfing com um vice-campeonato em Portugal. A derrota para o português Frederico Morais na final, foi a primeira dele em quase um ano de invencibilidade.

“Tenho me concentrado em surfar o máximo possível e poder voltar a competir no Brasil e na Europa foi muito bom para reviver a sensação de disputar baterias e sentir a alegria de vencer novamente”, disse Ítalo Ferreira em entrevista à WSL.

“Eu gosto muito da pressão da competição, para ver como está o meu surfe. Senti falta disso. Em todos os eventos (do WSL Countdown), tinham competidores difíceis, então o nível foi realmente alto e é muito bom voltar a viver essa rotina de competições”.

Evolução

Apesar do cancelamento do circuito, Ítalo Ferreira aproveitou para treinar ao máximo e disse ver uma evolução do seu surfe, o que traz mais confiança para a próxima temporada.

“Nestes últimos meses sem competições, senti que consegui dar um salto de desempenho no meu surfe. Aprendi muito e tentei melhorar a cada sessão de treinos. Fui para as Maldivas recentemente e as ondas estavam bombando lá, então pude notar realmente uma evolução. Esse é o objetivo, continuar fazendo muitas surf trips e surfar bastante, para melhorar cada vez mais. A meta é estar pronto para competir, porque sei que a próxima temporada será um grande desafio. Mas já me sinto pronto”.

“O ano passado foi incrível com a decisão do título mundial na final do Pipe Masters e este ano vai começar lá, então estou pronto e preparado. É para isso que tenho treinado tanto durante esse ano. Então quando a WSL anunciar que vai começar, estarei lá já”, completou.

+ Mineirinho já está no Havaí treinando para a “última onda”

Vale lembrar que Ítalo Ferreira conquistou o badalado Pipe Masters no ano passado em uma final com o tricampeão Gabriel Medina, que valeu também o título do circuito.

Planejamento

Enquanto o Tour 2021 não recomeça, Ítalo Ferreira já tem a programação dos próximos meses definida. E tudo para chegar preparado o Pipe Masters e tentar repetir o desempenho do ano passado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Eu programei mais duas surf trips (viagens de surfe) para depois do WSL Countdown de Portugal e irei para o Havaí um mês antes do Pipe Masters, para começar a testar minhas pranchas. É uma boa hora para fazer alguns treinos lá antes que todos cheguem na ilha. É muito difícil surfar em Pipe quando está lotado, então eu acho que qualquer chance de surfar lá é ótimo, principalmente com os locais. O objetivo é surfar bastante, me divertir e estar totalmente pronto para a competição”, concluiu.

Mais em Surfe