Siga o OTD

Surfe

Em final falada em português, Ítalo Ferreira fica com o vice

Brasileiro chegou bem à final, mas acabou caindo para o dono da casa, o português Frederico Morais; vice campeonato põe fim a longa invencibilidade do atual campeão mundial

O campeão Frederico Morais (à esquerda) ao lado do vice-campeão em Portugal, Ítalo Ferreira (reprodução WSL)

O único representante do Brasil que continuava na disputa da segunda e última etapa do WSL Countdown, o MEO Portugal Cup of Surfing, terminou com o vice. O campeão mundial Ítalo Ferreira surfou bem na parte da manhã, venceu as baterias das quartas e das semis, mas acabou caindo para o dono da casa, o português Frederico Morais, na final.

O MEO Portugal Cup of Surfing começou na terça-feira (29) no point break de direitas de Ribeira D’Ilhas, em Ericeira. Ítalo Ferreira estreou vencendo e se classificou direto às quartas de finais, disputadas hoje no período da manhã (tarde na Europa).

Frederico Morais e Ítalo Ferreira após a grande final em Portugal (reprodução/WSL)

Hoje, o Ítalo venceu primeiro o italiano Leonardo Fioravanti por 14,90 a 12,84, chegando assim à semifinal para enfrentar o marroquino Ramzi Boukhiam. A boa performance das quartas foi ainda melhor na semi. Com grandes manobras, venceu com tranquilidade por 14,06 a 8,36.

Na decisão luso-brasileira, entretanto, o potiguar acabou derrotado pelo dono da casa. Frederico Morais conseguiu boas notas na segunda e na terceira ondas (6,77 e 8,83, respectivamente), colocando pressão em Ítalo. Na quinta onda, o brasileiro conseguiu um 7,73, mas suas performances na sexta e na sétima e última onda não foram boas, fazendo com que o título ficasse com o dono da casa.

Queda da invencibilidade

Ítalo Ferreira entrou na água nesta quinta para defender uma invencibilidade iniciada justamente em Portugal, no ano passado, no bicampeonato seguido vencido na penúltima etapa do WSL Championship Tour, o MEO Rip Curl Pro nas ondas de Supertubos, em Peniche. O brasileiro também venceu a final contra Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters, que definiu o título mundial de 2019 no Havaí.  

Ítalo Ferreira foi o vice-campeão do MEO Portugal Cup of Surfing 2020; o brasileiro perdeu para o Português Frederico Morais na decisão
Ítalo Ferreira ficou com o vice-campeonato em Portugal (Damien Poullenot/World Surf League via Getty Images)

O período de vitórias aumentou com os dois eventos que competiu em 2020. O primeiro foi a disputa noturna Onda do Bem, promovido pela WSL Latin America como parte do WSL Countdown na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Já o segundo ocorreu na quarta-feira da semana passada, quando surfou no French Rendez-Vous Cup of Surfing, evento que abriu a Euro Cup of Surfing, na França.

Mais em Surfe