Siga o OTD

OTD Cultural

5 dicas de filmes e jogos para aproveitar o Dia das Crianças

Aproveitamos esse dia 12 de Outubro para listar algumas opções esportivas para você se divertir com seus pequeninos

pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, listamos quatro filmes e documentários relacionados a grande final da NBA, que terminou ontem com o título do Los Angeles Lakers.

Hoje, aproveitamos o Dia das Crianças para dar dicas de filmes e jogos para você se divertir com seu pequeno nesse dia tão especial.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 10 –Quatro filmes e jogos para se divertir no Dia das Crianças

Nas indicações desse dia especial, falamos de um clássico da Disney, dois jogos bacanas de videogame e passatempos oferecidos pelo COB para os pequenos.

As cinco dicas de filmes e jogos esportivos para o Dia das Crianças são:

  • Pateta nas Olimpíadas
  • Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos
  • Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
  • Asterix e Obelix nos Jogos Olímpicos
  • Livros de colorir do Ginga

PATETA NAS OLIMPÍADAS

No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças
No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças (reprodução)

Um dos filmes mais clássicos da Disney, “Pateta nas Olimpíadas” marcou diversas gerações. É difícil encontrar alguém com mais de 20 anos de idade que não tenha gargalhado ao assistir as trapalhadas de um dos personagens mais queridos de todos na prática dos esportes olímpicos.

“Pateta nas Olimpíadas” foi lançado um ano antes dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e introduz a história das Olimpíadas e suas modalidades ao telespectador, com Pateta sempre se metendo em enrascadas.

Popular no Brasil, Pateta foi escolhido pelos artistas brasileiros como o protagonista da primeira história Disney especial publicada pela Editora Abril sobre as Olimpíadas. A história foi chamada de “Pateta Olímpico”, publicada em 1972, às vésperas da Olimpíada de Munique, e é a versão impressa do desenho animado feito por Walt Disney em 1942. Essa animação, inclusive, faz parte do filme “Pateta nas Olimpíadas” (veja abaixo).

É um filme muito bom para se ver com crianças e para dar boas risadas. De quebra, adquire-se conhecimento olímpico, o que sempre é bom.

Bônus nostálgico

Não encontramos o filme disponível na íntegra, porém nos deparamos com a abertura da fita VHS, padrão de todos os filmes da Disney dos anos 1990. Se você é mais velho e nostálgico, prepare-se para quase derramar lágrimas. E lembre-se: Exija Fita Selada.

MARI0 E SONIC NAS OLIMPÍADAS

Pela primeira vez, vamos indicar um jogo de videogame aqui no OTD Cultural.  Mas é uma indicação merecida, porque esse jogo especificamente coloca a criança diretamente em contato com os esportes olímpicos e sabe da importância que ele tem nos Jogos Olímpicos do Japão.

No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças
No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças (reprodução)

Vale lembrar que na cerimônia de encerramento da Rio 2016, o primeiro-ministro do Japão entrou no Maracanã com o boné vermelho.

Em 2007, a Nintendo e a Sega se juntaram pela primeira vez na em um mesmo jogo  a turma do encanador do boné vermelho com o  a turma do Sonic, o ouriço… ou porco-espinho, para disputar as modalidades olímpicas. Desde então , foram três edições do jogo (Pequiem-2008, Londres-2012 e Rio-2016).

A edição de 2020 possui gráficos mais avançados e inclui as modalidades olímpicas que farão suas estreias em Tóquio: caratê, skate, escalada e surfe. Os narradores e comentaristas do jogo falam em português, algo que não ocorreu na versão do Rio de Janeiro.

É um jogo muito fácil de se jogar e que coloca a criança em contato direto com todas as modalidades olímpicas. De repente seu pequeno pode se interessar por uma, começar a treinar e ir para os Jogos de 2032, quem sabe?

TONY HAWK’S PRO SKATER 1+2

Os dois jogos  Tony Hawk’s Pro Skater, ajudaram a popularizar o skate mundialmente no final na década de 1990 e 2000. Foram dois dos jogos mais vendidos à época e contavam com os maiores nomes do skate, como Tony Hawk e o ícone brasileiro Bob Burnquist.

Com gráficos em 4K, mesmo elenco original, mesma trilha sonora e mapas, além, é claro, de muitas novidades.

Mais de 20 anos depois, o jogo foi relançado com com gráficos em 4K, mesmo elenco original, mesma trilha sonora e mapas, além, é claro, de muitas novidades, como a inclusão de novos personagens, como brasileira Letícia Bufoni. A jogabilidade é ótima e agrada tanto a velha quanto a nova geração.

Outro brasileiro foi homenageado no relançamento do jogo: Chorão, ex-vocalista do Charlie Brown Jr. Quando o jogo estava prestes a ser lançado, houve uma petição online para que o falecido músico fosse incluído como personagem no jogo.

A pedido direto de Bob Burniquist, a música “Confisco”, um dos clássicos do CBJr., foi incluída como trilha sonora do jogo. Uma justa homenagem a um dos maiores incentivadores do skate no Brasil.

ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS

Se você quiser uma leitura mais rápida e descontraída, essa a opção perfeita para você. Asterix é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo francês René Goscinny em 1959 e é baseado no povo gaulês e seus conflitos contra o Império Romano.

Em Asterix nos Jogos Olímpicos, Asterix e Obelix irão participar dos famosos da Olimpíada em Atenas, e todos os homens da aldeia partem para a Grécia para assistir às provas. Eles estão decididos a saírem vitoriosos, mas os Gauleses encontrarão uma competição acirrada tanto dos gregos quanto dos romanos.

No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças
No OTD Cultural de hoje, Dia das Crianças: demos cinco dicas de filmes e jogos esportivos para você aproveitar o Dia das Crianças (reprodução)

Na adaptação para o cinema, feita em 2008, o personagem Apaixonadix sonha em se casar com a princesa Irina. Para tanto ele precisa vencer os Jogos Olímpicos, organizados por Júlio César na Grécia. Porém, além de seu porte físico, ele precisa enfrentar como oponente Brutus, que sonha substituir César e deseja vencer os jogos de qualquer maneira. Para conseguir enfrentar este desafio, Apaixonadix conta com a ajuda de Asterix e Obelix, que vão com ele para a Grécia e o ajudam na maior competição esportiva.

“Asterix e Obelix nos Jogos Olímpicos” está longe de ser uma obra prima do cinema, mas é uma ótima opção para se assistir com as crianças durante as férias escolares na pandemia. Além disso, é interessante para tomar conhecimento das modalidades olímpicas, bem como alguns personagens clássicos da história mundial.

PASSATEMPOS DO COB

Durante a pandemia, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou livros de colorir esportivos do Ginga, nome da onça-pintada que é a mascote oficial do Time Brasil, com as modalidades olímpicas de verão e de inverno.

Os livros de colorir do Ginga podem ser baixados de maneira gratuita,

Ao longo das 18 páginas, a onça-pintada aparece praticando todas as modalidades presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno e conta curiosidades sobre cada uma delas.

O COB também possui outro projeto para as crianças aproveitarem no período de quarentena por causa do coronavírus: O Passatempo do Time Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A publicação conta com desafios clássicos, como jogo dos sete erros, caça palavras e cruzadinha. Além disso, tem ainda um quiz e receitas saudáveis para fazer em casa.

Mais em OTD Cultural