Siga o OTD

OTD Cultural

4 filmes, e séries sobre esporte para assistir no Globoplay

Na 8ª edição do OTD Cultural no Youtube, aproveitamos para indicar filmes, séries e documentários sobre esporte disponíveis no Globoplay

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, listamos sete filmes, livros e documentários esportivos sobre esportes paralímpicos. Hoje, para completar as indicações das principais plataformas de streaming, resolvemos listar quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 8 –Quatro filmes, e séries sobre esporte para assistir no Globoplay

Na 8ª edição do OTD Cultural no Youtube, o Olimpíada Todo Dia lista cinco filmes e séries sobre a NFL para você que é fã de futebol americano e pretende fazer um esquenta para os jogos de domingo.

Os Quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay são:

  • 1a) Mundo Medina, 1b) Gabriel Medina, 1c) Tatiana Weston-Webb
  • 10 Segundos Para Vencer
  • A Copa dos Trabalhadores
  • O Lado Bom da Vida

MUNDO MEDINA

Mundo Medina é uma série-documentário produzida pelo Canal Off que segue o dia-a-dia do surfista Gabriel Medina em suas competições do Circuito Mundial de Surfe. Ela começou sendo exibida em 2013 e já está na sétima temporada.

É uma boa oportunidade para desfrutar dos cenários paradisíacos oferecidos pelo circuito e conhecer mais sobre o bicampeão mundial. A terceira temporada é uma das mais interessantes. Nela, pode-se ver todo o caminho de Gabriel Medina rumo ao seu primeiro título mundial, conquistado em 2014.

Quatro filmes, séries e documentários sobre esporte para assistir no Globoplay: Mundo Medina (reprodução)

GABRIEL MEDINA

Não, não se trata da mesma indicação.

Lançado no início do ano, “Gabriel Medina” conta a vida do bicampeão mundial de surfe. Aborda desde a infância simples em Maresias, o abandono afetivo paterno e a relação com Charles, seu “pai de criação”.

Quem dirigiu a obra foi Henrique Daniel, amigo de Medina e que o acompanha há mais ou menos oito anos. O fato de conhecer bem o surfista é o grande diferencial do filme, além do grande acervo pessoal cedido por Gabriel e sua família para a produção.

Em agosto, o documentário recebeu o prêmio na categoria Filme do Ano no Portuguese Surf Film Festival, um dos mais conceituados no mundo do surf.

Quatro filmes, séries e documentários sobre esporte para assistir no Globoplay: Mundo Medina (reprodução)

TATIANA WESTON-WEBB

Para fechar a trinca de indicações do surfe no Globoplay, falamos da série do Canal Off que segue a surfista havaiana-brasileira que representará o nosso país Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Tatiana Weston Webb.

Na quinta temporada da série, você pode ver os bastidores do primeiro ano da atleta desde a sua decisão de representar o Brasil nas principais competições de surfe.

São 13 episódios em que você pode conhecer o cotidiano de treinos da atleta, momentos com a família e amigos e as viagens ao redor do mundo com o namorado Jesse Mendes.

A série acompanha os bastidores do primeiro ano da atleta desde a sua decisão de representar o Brasil nas principais competições de surfe.

O programa mostra, em 13 episódios, o cotidiano de treinos da atleta, seus momentos com a família e amigos e as viagens ao redor do mundo com o namorado Jesse Mendes, que também é surfista, em busca das melhores ondas.

Brasileira, Tati Weston-Webb passou a representar o Brasil na elite do surfe mundial e irá para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay: Tatiana Weston-Webb (André Callado/Divulgação Canal OFF)

10 SEGUNDOS PARA VENCER

10 segundos para vencer é um filme dirigido por José Alvarenga Jr., que estreou em 2018 e que retrata a vida da lenda do Boxe brasileiro, Éder Jofre.

O filme tinha lançamento previsto para 2016, depois para 2017, e foi finalmente lançado em 2018. Demorou, mas quando saiu foi um belo nocaute.

O enredo é claro, sobre a vida do nosso bicampeão mundial. Desde os tempos em que ele desejava ser desenhista, passando pela aposentadoria precoce e volta aos ringues. Éder foi brilhantemente interpretado por Daniel Oliveira, o mesmo que fez Cazuza, para quem não está lembrando.

Outro ator que vai muito bem no filme é o veterano Osmar Prado, que interpreta o Kid Jofre, pai e treinador do Éder. Sua atuação lhe rendeu um prêmio no prestigiado Festival de Gramado.

O interessante do Globoplay é que o assinante tem acesso a todo o conteúdo jornalístico do Grupo Globo. Então é possível encontrar uma reportagem feita em 2018 pelo repórter Guilherme Rosseguini para o Esporte Espetacular que mostra o Éder assistindo o filme e se emocionando como se fosse uma criança.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos Quatro Filmes, Séries e documentários sobre esporte para assistir no Globoplay
Quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay:

COPA DOS TRABALHADORES

Esse é um documentário de 2017 com uma história bem triste, mas muito interessante de ser assistido.

Retrata a vida de imigrantes africanos e asiáticos que são responsáveis por construir os estádios que receberão aCopa do Mundo de 2022 do Catar. Você vai conhecendo a vida dos trabalhadores a medida em que eles disputam um torneio de futebol para todos os funcionários.

Esse torneio é basicamente uma jogada de marketing das grandes empresas contratantes dos operários para dar um pouco de entretenimento e que maquiam a dura rotina dos trabalhadores, que vivem em condições inacreditáveis.

O documentário mostra exatamente os absurdos vividos pelos trabalhadores. Eles não podem, por exemplo, voltar para casa ou sair do local de trabalho sem permissão, mesmo fora do seu horário. Fora a exaustiva jornada de trabalho. Parece que você está acompanhando escravos do século XIX em pleno século XXI.

E mesmo sendo manipulados pela empresa, os trabalhadores se dedicam ao máximo para vencer o torneio, porque o futebol é a coisa que eles mais amam no mundo.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos Quatro Filmes, Séries e documentários sobre esporte para assistir no Globoplay
Quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay: Copa dos Trabalhadores

O LADO BOM DA VIDA

Filme de 2012 que é uma mistura de comédia e drama e que não é sobre futebol americano em si, mas que tem o esporte mais popular dos Estados Unidos como peça importante do enredo.

Baseado em um livro Matthew Quick, conta a história de Pat Solitano, um homem que sofre de bipolaridade e que por conta disso, perdeu quase tudo na vida: a casa, o emprego e o casamento. Depois de 8 meses em um sanatório, ele sai e fica aos cuidados do pai, e acredita fortemente que dará a volta por cima. Para isso, basta conquistar a ex-esposa. No meio do caminho, ele conhece uma mulher com os mesmos problemas que ele vive, mudando drasticamente seus planos e sua vida.

A relação com o esporte vem da paixão da família Solitano com o Philadelphia Eagles, time de futebol americano da NFL. O pai de Solitano aposta dinheiro no time, o que desencadeia uma série de problemas na trama.

O filme recebeu críticas muito positivas da mídia especializada, obtendo uma aprovação de 92% no agregador de resenhas Rotten Tomatoes. Recebeu quatro recebeu oito nomeações ao Oscar, concorrendo nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor edição. Acabou vencendo apenas o de Melhor Atriz, com Jennifer Lawrence faturando a estatueta.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos Quatro Filmes, Séries e documentários sobre esporte para assistir no Globoplay

Mais em OTD Cultural