Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Dos games às medalhas: primos competem por títulos no Parapan

Ouro e prata dos 50m livre S5, os primos Samuel e Tiago Oliveira disputam para saber quem o melhor das Américas

Samuel e Tiago oliveira no Campeonato Mundial de natação paralímpica de 2022
Arquivo: Alê Cabral/CPB

A cerimônia de premiação dos 50m livre dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 não foi a primeira e, provavelmente, nem será a última que veremos os primos Tiago e Samuel Oliveira juntos. Os jovens nadadores, que deram seu cartão de visitas no Mundial de 2022, conquistaram as medalhas de ouro e prata na capital chilena

“É uma sensação única, estar com a família no pódio. E, pode ter certeza que não será a primeira vez”, prometeu Samuel. “É muito doido. A gente era pequeno e competia para saber quem seria o melhor no videogame. Agora, a gente compete para saber quem é o melhor da América”, assim complementou Tiago.

Além dos laços familiares, Samuel e Tiago compartilham muitas outras histórias juntos. Uma delas é a do acidente que lhes custou seus braços. Em 2015, quando ainda crianças, os dois entraram em contato com o fio de alta tensão enquanto tentavam retirar uma pipa da árvore. A descarga com cerca de 13 mil volts fez com que os membros de ambos fossem amputados.

Motivação

Colegas de treino, Samuel e Tiago sempre procuram se ajudar, seja com informações técnicas desafios e até provocações saudáveis. Desse modo, o importante é os dois crescerem juntos. “A gente treina junto, compartilhamos técnica, compartilhamos desafios também. O treino, não é só um treino, mas também um desafio. E a gente aprende cada dia mais um com o outro”, falou Samuel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Tem dia que eu chego e falo que estou bem para caramba, dormir bem e hoje vou te amassar na piscina. Assim, um ajuda ou outro a melhorar. Estou aprendendo muito treinando com ele e tenho certeza que ele está comigo”, brincou Tiago. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia