Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil conquista o bi no revezamento misto do triatlo

Com ótimas passagens de Manoel Messias e Vittoria Lopes, Brasil é bicampeão no revezamento misto do triatlo

Brasil conquista medalha de ouro no revezamento misto do triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Gaspar Nobrega/COB\)

Viña del Mar – Tá tudo dominado! O Brasil conquistou a medalha de ouro na prova do revezamento misto do triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, na manhã deste sábado (4). Em uma reação na reta final, o quarteto formado por Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes anotou o tempo de 1h15min08s para levar o bicampeonato da prova. Estados Unidos e Canadá completaram o pódio.

Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold foram os primeiros a competirem e ficaram na terceira colocação. Manoel Messias entrou em ação em seguida e, quando iniciou sua prova, o Brasil estava mais de 40 segundos atrás dos líderes. O cearense diminuiu muito a diferença graças a uma ótima corrida, e entregou para Vittoria Lopes com apenas nove segundos de desvantagem. Ela, por sua vez, assumiu a liderança já na natação e não largou mais, conquistando mais um ouro para o país.

Manoel Messias Brasil triatlo Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 ouro
A passagem de Manoel Messias foi fundamental para a remontada brasileira (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

“É sempre bom vencer. Estou bem contente que nós conseguimos ganhar aqui e em Lima. Muito feliz com o ouro e também com a minha prova. Consegui fazer uma prova bem sólida na natação e na bike e fiz a diferença na corrida. Nosso relay está evoluindo cada vez mais. Cada experiência que passa a gente consegue ajustar os pontos falhos e coisas que não saem perfeitas na anterior. Hoje conseguimos executar bem e cada um contribuiu com seu ponto forte”, falou Manoel Messias.

Segue o líder

Equipe do Brasil de triatlo pousa para foto após ouro no Pan de Santiago-2023

Esta é a segunda medalha de ouro Brasil no revezamento misto do triatlo, repetindo o que aconteceu em Lima-2019, quando a prova fez sua estreia no programa dos Jogos Pan-Americanos. Naquela ocasião, o país contou com Manoel e Vittoria, além de Kauê Willy e Luisa Baptista. Com o novo pódio em Santiago, o Brasil passa a liderar o quadro histórico de medalhas do triatlo em Pans. Agora, soma seis ouros, quatro pratas e dois bronzes, totalizando 12, e ultrapassa os Estados Unidos, que possuem cinco ouros, sete pratas e um bronze, 14 no total.

Como foi a prova

Medalhista de ouro na disputa individual há dois dias, Miguel Hidalgo abriu o revezamento brasileiro. Ele ficou para trás nos 300m da natação, mas se recuperou nos 8km de ciclismo e nos 2km de corrida, chegando ao top-3 da prova. Nessa altura, Canadá e Estados Unidos já haviam disparado na liderança e o brasileiro entregou para Djenyfer Arnold em terceiro lugar, 35 segundos atrás dos anglo-saxões-americanos.

Djenyfer, por sua vez, conseguiu cortar mais dez segundos da diferença na natação, mas perdeu ritmo no ciclismo, vendo os Estados Unidos disparar. No fim, “passou o bastão” para Manoel Messias na terceira colocação, com 43 segundos atrás dos líderes. A partir daí, veio a remontada brasileira. Manoel fez uma excelente prova e conseguiu assumir o segundo posto depois de boas passagens na bike e na corrida. Ele quase se acidentou na transição entre as duas modalidades, mas se manteve de pé.

Manoel também se beneficiou de uma punição sofrida pelo norte-americano Matthew Mc Elroy para entregar para Vittoria Lopes com uma desvantagem de apenas nove segundos para os Estados Unidos. A última brasileira em ação foi muito bem no nado – sua especialidade – e conseguiu ultrapassar a estadunidense Virginia Sereno.

Vittoria Lopes saindo da água no triatlo dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
Vittoria Lopes recebeu em segundo, mas saiu da água já na primeira colocação (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Vittoria ainda impôs 11 segundos de vantagem sobre a adversária na saída da água. A brasileira se manteve veloz na bike e conseguiu aumentar a diferença para 38 segundos. Na corrida, modalidade na qual ela não havia ido bem na disputa individual, ela perdeu um pouco de ritmo, mas ainda assim conseguiu terminar na primeira colocação, com 1h15min08s. Os EUA foram prata com 1min15s26, enquanto o Canadá completou o pódio, marcando 1h15min36s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023