Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil conquista o bi no revezamento 4x100m masculino

Com Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi, Erik Cardoso e Renan Gallina, Brasil leva segundo ouro seguido no 4x100m do Pan

Revezamento 4x100m rasos do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Mais um ouro no atletismo! O Brasil conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O quarteto formado por Erik Cardoso, Felipe Bardi, Renan Gallina e Rodrigo do Nascimento dominou a final, disputada na noite desta quinta-feira (2), no Estádio Nacional do Chile, e marcou 38s67 para faturar o segundo título consecutivo do país nesta prova. Entre as mulheres, o time brasileiro ficou em quinto lugar.

Contando com seus principais velocistas da temporada, o Brasil era o favorito para conquistar o ouro no revezamento masculino e assim o fez. Poucas horas antes, o time contou com a mesma formação e fez o melhor tempo das eliminatórias, com 38s84, cinco centésimos a frente dos Estados Unidos, se posicionando na raia 7 na final.

Prova dominante

Durante a decisão, o quarteto brasileiro fez uma prova praticamente perfeita. Rodrigo abriu bem a disputa e entregou em primeiro lugar para Felipe Bardi, que também conseguiu fazer uma boa reta e disparou na liderança, entregando para Erik Cardoso. O atleta do Sesi correu bem e deixou Renan Gallina com boas condições. Por fim, o catarinense de 19 anos, que havia conquistado a medalha de ouro nos 200m rasos minutos antes -, disparou na reta final e cruzou a linha de chegada com sobras.

Tamanho foi o domínio do Brasil na prova que o segundo colocado cruzou a linha de chegada com o 58 centésimos de diferença – uma vantagem muito grande em provas de velocidade. Cuba levou a prata com 39s26, enquanto a Argentina completou o pódio com 39s48. Os Estados Unidos vinham para a prata, mas Terrance Laird, o último corredor, sentiu uma lesão no meio de sua passagem e precisou abandonar a prova.

Com o resultado, o Brasil vai ao pódio do revezamento 4x100m masculino pelo sétima edição de Jogos Pan-Americanos consecutiva. A última vez que o país não medalhou nesta prova foi em Mar Del Plata-1995. De lá para cá, foram seis ouros – incluindo o desta quinta-feira – e uma prata. Um desses ouros, inclusive, veio em Lima-2019 – daquela equipe, somente Rodrigo também correu em Santiago-2023.

Time feminino fica em quinto lugar

Entre as mulheres, o Brasil ficou em quinto lugar no revezamento 4x100m, marcando 44s67. O time foi formado por Anny Caroline de Bassi, Gabriela Mourão, Ana Carolina Azevedo e Caroline de Melo. Anny e Gabi começaram atrás e Ana recuperou boas posições. Caroline chegou a aparecer em terceiro lugar, mas perdeu posições e cruzou a linha de chegada em quinto. Cuba levou o ouro com 43s72, enquanto Chile (44s19) e República Dominicana (44s32) completaram o pódio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023