Siga o OTD

Santiago 2023

Bruno Lobo se consolida na liderança do formula kite

Das 12 regatas que disputou, Bruno venceu 11 delas e segue com uma campanha quase perfeita em busca do bicampeonato

Bruno Lobo durante regata da Fórmula Kite no evento teste da vela para Paris-2024
Bruno Lobo (Arquivo: Sander van der Borch/World Sailing)

Bruno Lobo segue dominante no formula kite dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nesta terça-feira (31), quarto dia de baterias na vela, o brasileiro venceu todas as regatas que disputou. Dessa forma, caso confirme a liderança na primeira fase da disputa, ele vai se classificar direto para a decisão. Não houveram corridas da 49er X hoje, mas Martine e Kahena seguem na ponta da prova.

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

A campanha de Bruno Lobo é perfeita até aqui. O velejador só 9 pontos perdidos em 12 regatas disputadas. Nesta segunda-feira, ele chegou em primeiro em todas as três disputadas. Seu único resultado negativo aconteceu na quarta regata, quando não completou a prova. Contudo, a pontuação acabou descartada. Tiger Tyson, de Antígua e Barbuda, vem logo depois na segunda posição com 22.

Serão 16 regatas no formula kite até a medal series, fase eliminatória. Caso Bruno confirme sua liderança, ele vai se garantir direto na decisão e não vai precisar passar pelas quartas de final e semifinal. Dessa forma, para defender o título de Lima-19, o brasileiro só terá que ganhar mais uma regata. 

Na versão feminina do formula kite, Maria Socorro Reis está na 4ª colocação após 12 regatas. Até o momento, a brasileira soma 30 pontos perdidos. Enquanto isso, a liderança é da tetracampeã mundial Daniela Moroz, dos Estados Unidos, com 9. A terceira posição está com a colombiana Maria Lizeth Rojas, que tem 21.

Outros brasileiros

Além disso, Mateus Isaac ocupa a 3ª posição do IQFoil masculino com 32 pontos em 13 regatas disputadas. No feminino, Bruna Martinelli está em 4º lugar com 42 pontos. Seu xará, Bruno Fontes, está com a mesma colocação no ICLA 7, mas com 18 pontos. Já no ILCA 6, Gabriella Kidd é a 6ª colocada com 30.  

Competindo na lightning, Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk estão na 7ª posição com 31 pontos. No snipe, Eduarda Lisboa e Rafael Martins ocupam a 4ª posição com 17 pontos. Samuel Albrecht e Gabriel Nicolino, da Nacra, são os 3º colcodos com 13.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Martine e Kahena não entraram em ação nesta segunda-feira. A classe delas, a 49er FX e 49er (masculino), não tiveram regatas nesta segunda-feira. As bicampeãs olímpicas voltam à disputa na quarta-feira (1º) para defender a liderança de 7 pontos em seis regatas. No masculino, Marco Grael e Gabriel Simões ocupam a 5ª posição com 21.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Santiago 2023