Siga o OTD

Santiago 2023

Bia Ferreira vai à semi e garante primeira vaga olímpica do boxe

Bia Ferreira atropela costarriquenha, avança à semifinal do Pan e carimba o passaporte para Paris-2024

Bia Ferreira boxe vagas olímpicas brasil paris-2024 jogos olímpicos
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Atual vice-campeã olímpica, Bia Ferreira conquistou a primeira vaga para Paris-2024 do boxe brasileiro. A bicampeã mundial derrotou a costarriquenha Pamela Sanchez por contagem interrompida dos pontos, nesta quarta-feira (25), e garantiu vaga na semifinal da categoria até 60kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, indo à Olimpíada. De quebra, assegurou uma medalha, a sua segunda em Pans.

Confirmando seu favoritismo, Bia Ferreira atropelou sua adversária de quartas de final. Com uma postura intensa desde o início do combate, ela encaixou boas sequências de golpe e venceu em apenas 2min45s de luta. Com muita superioridade da brasileira sobre a adversária, o árbitro decidiu encerrar o combate ainda no primeiro roubo. Assim, ela saiu vitoriosa.

Esta foi a segunda vitória de Bia Ferreira no Pan de Santiago-2023. Como chegou na semifinal, a baiana garantiu um lugar no pódio do Pan e se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, uma vez que a competição continental distribui quatro vagas para a capital francesa em sua categoria. Com o lugar na semi, já tem um top-4 assegurado.

“Estou muito feliz e aliviada. Queria estar muito em Paris e agora estou tranquila. Essa é a primeira de muitas, porque a gente vai voltar com excesso de bagagem, com muitas medalhas e muita classificação. Confia! Mas o foco continua, quero buscar o bicampeonato aqui e vou lutar até o fim”, falou Bia logo após a prova.

A bicampeã mundial e vice-campeã olímpica já garantiu uma medalha no Pan uma vez que não há disputa de terceiro lugar no boxe. Ela já havia medalhado em Lima-2019, conquistando um ouro na ocasião. Portanto, busca o bicampeonato da competição. A brasileira enfrentará a norte-americana Jajaira Gonzalez, campeã olímpica da juventude de 2014, na semifinal.

Mais brasileiros em ação

Vale destacar que, além de Bia, outros 11 brasileiros seguem vivos nas disputas do boxe em Santiago-2023. Nove deles já estão na semifinal e garantiram medalhas, seguindo em busca das vagas olímpicas. Nas outras categorias, apenas os finalistas vão a Paris-2024, com exceção da categoria até 57kg, em que os semifinalistas também garantem vaga. Jucielen Romeu compete neste peso e está nas quartas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023