Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil faz dia perfeito e garante mais seis medalhas no boxe

Naka, Bynha, Tati, Vivi e Michael vencem lutas da tarde e levam mais seis medalhas para boxe do Brasil

Caroline Almeida Brasileiro de boxe
Caroline Almeida (IBA)

Santiago – Depois a vitória unânime de Abner Teixeira, mais cinco brasileiros entraram no ringue no Centro de Treinamento do Chile na sessão da tarde desta terça-feira (24). Caroline Almeida, Tatiana Chagas, Barbara Santos, Viviane Pereira e Michael Trindade. Com as vitórias do dia, o Brasil chegou ao total de seis medalhas garantidas, melhorando a campanha dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

+Boxe nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

A tarde começou Caroline Almeida enfrentando a panamenha Yuliett Asprilla pelas quartas de final da categoria 50kg. “Naka”, como é conhecida, começou a luta com cautela e estudando a adversária. Ela aplicou golpes mais certeiros durante toda a luta. Apenas na segunda rodada, um dos juízes viu a panamenha melhor que Carol. Ao final, a medalhista de bronze mundial em 2022 venceu por placar unânime de 5 a 0 e avançou na competição.

“Eu sabia que a panamenha não vinha muito para frente, isso facilita o meu jogo. Eu usei a envergadura e controle de distância, foi a estratégia que bolamos com a equipe”, contou a brasileira. Carol encara a colombiana Ingrit Valência, medalhista olímpica, na semifinal em disputa pela vaga olímpica. “Preciso ser muito mais inteligente do que fui nas duas lutas, ela é muito experiente, então vou trabalhar bem o meu jogo para conseguir a classificação.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Tati vence com unanimidade

Logo depois, Tatiana Chagas entrou em ação pela categoria 54kg contra a equatoriana Helen Palacios. A brasileira encontrou uma adversária de maior envergadura, que encaixou bons golpes. Tatiana ouviu conselhos do corner e voltou mais confortável e levou na opinião dos cinco jurados. No terceiro round, a brasileira precisou apenas controlar a luta para vencer por decisão unânime. ” Tatiana encara na próxima quinta, 26, Denisse Vilches, que luta em casa pela vaga em Paris 2024.

Vitória estreia e pódio garantido

Anteriormente medalhista mundial de 2023, Barbara Santos estreou direto nas quartas de final. Por isso, bateu a ansiedade para a luta. “Eu estava muito ansiosa, passar por esses dias sem competir gera muita ansiedade, mas consegui desenvolver meu trabalho para sair vitoriosa”.

Na luta, Barbara Santos assustou a torcida ao cair duas vezes nos primeiros rounds, mas ela explicou que foi mais. “Como sou canhota, as adversárias pisam muito no meu pé, então me desequilibrei”, explicou a atleta. Mesmo assim, apesar das quedas, Barbara dominou a luta do começo ao fim e venceu por unanimidade.

Bronze com 2º vitória

Viviane Pereira, nos 75kg, fez a penúltima luta brasileira nesta terça. A brasileira encarou Kimberly Gittens de Barbados e precisou usar da experiência para vencer com tranquilidade. Com 5 a 0 no placar e vaga garantida nas semifinais, que será contra a panamenha Atheyna Bylon, forte candidata ao título da categoria. “Já lutei com ela duas vezes, mas dessa vez é revanche, quero sair vitoriosa.”, concluiu a baiana.

Michael leva público à loucura

Fechando o dia do Brasil, Michael Trindade, nos 51kg, levou o público à loucura. O atleta venceu por decisão dividida a luta das quartas de final e se garantiu no pódio Pan-Americano em sua primeira participação. “Pará” precisou virar a luta nos dois últimos rounds, “partindo para o coração”, segundo o próprio head coach da seleção, Mateus Alves. O atleta de 22 anos venceu por decisão dividida de 3 a 2 e avançou para a semifinal da categoria. “A gente vai um pouco mais agressivo para a semi”, finalizou o atleta.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023