Siga o OTD

Santiago 2023

Com salto zerado, Brasil é 8º no trampolim sincronizado de 3m

Rafael Fogaça e Diogo Silva ficaram em último na final do no trampolim de 3m sincronizado depois de errar 3º salto

Diogo Silva olha para baixo, sem camisa. Ele fez dupla com Rafael Fogaça nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Rafael Fogaça e Diogo Silva terminaram fora do pódio no trampolim de 3m sincronizado masculino dos saltos ornamentais nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na noite desta terça-feira (24), a dupla brasileira ficou em oitavo e último lugar da final após cometer um erro em seu terceiro salto. Sem a pontuação, eles terminaram somando 267.81.

+Saltos ornamentais nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

A competição começou bem para Rafael Fogaça e Diogo Silva. Nas duas primeiras rodadas, eles conseguiram 45.00 e 46.20, somando 91.20 e se colocando na disputa por medalha. Contudo, na terceira rodada, Diogo ficou no trampolim, enquanto Rafael partiu para o salto. Dessa forma, os juízes consideraram o movimento invalido e não atribuíram nota.

“A gente se arrumou e começou a preparar para sair. Na hora que o trampolim começou a balançar, eu já fui e comecei um pouco rápido. E aí, desisti e parei direto, na hora de levantar o braço para sair. Porque de qualquer jeito eu acabaria me jogando para frente e a nota seria prejudicada de qualquer forma”, explicou Diogo, que tem 18 anos de idade. “Essas coisas acontecem. Claro que é um pouco difícil, mas segue sendo normal”, completou Rafael, de 19.

Mesmo assim, os brasileiros seguiram na competição. Logo depois do salto invalido, eles conseguiram sua melhor nota na final marcando 63.84. Em seguida, anotaram 57.12 e 55.65 para fechar a prova com 267.81. A medalha de ouro terminou com o México fazendo 425.46, enquanto Colômbia (398.67) e Estados Unidos (368.64) completaram o pódio.

Outro ouro para o México

O México, com Rodrigo Diego e Osmar Olvera, conquistou a medalha de ouro, anotando 425.46 pontos. É a sétima medalha de ouro do país em oito provas dos saltos ornamentais já disputadas aqui nos Jogos Pan-Americanos. A prata ficou com os colombianos Daniel Restrepo e Luis Uribe, com 398.67, e o bronze foi para os estadunidenses Tyler Downs e Jack Ryan, com 368.64.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Antes da final no trampolim sincronizado masculino, aconteceu a fase preliminar da prova individual feminina na parte da manhã. Luana Lira e Anna Lúcia Santos representaram o Brasil, mas não conseguiram avançar à decisão. Luana ficou em 15º lugar somando 208.85, enquanto Anna veio logo depois, em 16º, com 199.00 somados.

Encerrado o trampolim sincronizado masculino, resta apenas duas provas para o fim das disputas dos saltos ornamentais no Pan. Será a plataforma 10m masculina, com a presença de Isaac Souza e Diogo Silva, e o trampolim 3m sincronizado, com Luana Lira e Anna Lúcia dos Santos. As disputas acontecerão nesta quarta-feira (25), com as finais a partir das 19h (horário de Brasília).

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Santiago 2023