Siga o OTD

Santiago 2023

Hipismo adestramento conquista prata histórica e pré-vaga em Paris

Equipe de adestramento faturou a prata pela primeira vez na história do Pan e ainda ficou a um passo de Paris

Na foto, equipe titular de hipismo adestramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Equipe titular do adestramento (Foto: Luis Ruas)

O Brasil conquistou uma medalha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nesta segunda-feira (23), o hipismo adestramento faturou a medalha de prata por equipes pela primeira vez. Além disso, o time formado por João Victor Oliva, Renderson Oliveira, Manuel Tavares e Paulo Cesar dos Santos ainda garantiu pré-vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

+Hipismo adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

A disputa por equipes nos Jogos Pan-Americanos começou no último domingo (22). Na primeira rodada, o time brasileiro começou muito bem e colocou Renderson e João Victor Marcari entre as três melhores notas do dia. Nesta segunda-feira, aconteceu a última rodada da competição.

Nela, o Brasil conseguiu somar 443,343 pontos. Enquanto isso, o Canadá só fez 431,937 e os Estados Unidos ficou com o ouro somando 450,670. Destaque para Renderson e João Victor, que conseguiram fazer acima dos 74 pontos nas duas rodas. Além disso, Paulo César e Manuel contribuíram com notas acima de 68 pontos entre os dois dias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil conquistou sua primeira prata por equipes do adestramento na história dos Jogos Pan-Americanos. Anteriormente, o país já havia subido ao pódio no evento outras cinco vezes. Contudo, todas as medalhas conquistadas foram de bronze (1975, 1983, 2007, 2015 e 2019).

Pré-vagas em Paris

Além disso, a equipe brasileira também ficou a um passo da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Pan deu duas vagas para os melhores países da América do Norte e Sul ainda não classificados. Dessa forma, Canadá e Brasil se “garantiram” nas Olimpíadas. Contudo, é importante destacar que o país só confirma vaga na disputa por equipes caso possua três conjuntos com o índice olímpico. 

+Veja como é o sistema de classificação para Paris-2024 no hipismo adestramento

Até o momento, somente João Victor Oliva e Renderson Oliveira alcançaram o índice olímpico neste ciclo. Desse jeito, caso não consiga o terceiro até o dia 24 de junto de 2024, o Brasil vai ficar de fora da disputa por equipes. Além disso, só Renderson ou João Victor pegam a vaga individual pelos Jogos Pan-Americanos.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Santiago 2023