A primeira edição da Copa do Brasil de Rugby XV feminino chega à sua grande final neste sábado, dia 9 de agosto, com um duelo inédito entre Melina Rugby Clube, de Cuiabá, e Charrua Rugby Clube, de Porto Alegre. A decisão acontece na Toca do Jacaré, em Jacareí (SP), e terá transmissão ao vivo no canal do Olimpíada Todo Dia no YouTube. A narração vai ser de Gil Arruda e os comentários de Raquel Kochhann, atleta das Yaras e porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
- Brasil entra forte na disputa da fase de grupos do Mundial de Bocha
- O que faz um profissional de Educação Física? Veja onde ele atua
- Futebol, natação ou dança? Como escolher um esporte para cada idade
- Treinar acompanhado: como a companhia pode ajudar a manter o exercício
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A partida marca um novo capítulo para o rugby feminino brasileiro. Em 2025, a Brasil Rugby reformulou o calendário da modalidade e passou a dar protagonismo aos clubes, substituindo o BR XV (com seleções regionais) por competições estaduais e a recém-criada Copa do Brasil, que passa a definir o clube campeão nacional.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Melina chega como favorito à decisão, sustentando o legado de base da seleção do Centro-Oeste, tricampeã do antigo BR XV. Na semifinal, a equipe cuiabana aplicou 62 a 5 no São José. Já o Charrua superou grandes desafios em 2025. O clube conquistou o título da Liga Sul e venceu o combinado Jacrói (Jacareí + Niterói) em um jogo eletrizante decidido nos chutes alternados.
“Vamos com tudo que temos para sair vitoriosas desse jogo”, afirmou Rafael Spago, treinador do Melina.
“Não tá morto quem peleia! Vamos até o fim”, destacou Tamara Ribas, capitã do Charrua.