Siga o OTD

Rúgbi

Yaras jogam Circuito Mundial e Tupis o Sul-Americano no sevens

Seleção feminina vai a Dubai para disputar a penúltima etapa da competição buscando permanecer entre as melhores do planeta. Já a masculina busca dois feitos inéditos

Yaras Tupis Circuito Mundial Sul-Americano rúgbi sevens
(montagem CBRugby)

As seleções brasileiras de rúgbi sevens feminina e masculina encerram o mês de novembro disputando torneios internacionais. As Yaras vão em busca da permanência na elite, por meio do Circuito Mundial, enquanto os Tupis tentarão vaga na Copa do Mundo 2022 e o título inédito do Sul-Americano. O sevens é o formato olímpico da modalidade.

Atuais campeãs sul-americanas e entre as 11 forças do rúgbi mundial, as Yaras jogarão a primeira etapa do Circuito Mundial 2022, em Dubai, nos dias 26 e 27 de novembro. No grupo A, elas enfrentarão França, Austrália, Estados Unidos e Espanha. O grupo B reúne as seleções de Fiji, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Rússia.

Dentre as concovadas pelo treinador William Broderick, as novidades são as voltas de Leila Silva (Leoas de Paraisópolis), Cláudia Teles (Niterói) e Edna Santini (São José). “A convocação é bem parecida com a do time que venceu o sul-americano este ano. Será nosso primeiro torneio com a elite mundial desde os Jogos Olímpicos. Estamos focados em colocar nosso melhor rúgbi em campo. Cada atleta tem sua meta individual e se todas fizerem sua parte dentro e fora de campo, temos potencial para fazer uma grande campanha”, analisa. Ainda em Dubai, as Yaras disputarão a última etapa do circuito marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.

Tupis na Costa Rica

Já a seleção masculina é uma das nove participantes do Sul-Americano de Sevens que será realizado no Estádio Nacional, na cidade de San Jose, na Costa Rica, nos dias 27 e 28 de novembro. Duas conquistas inéditas estão em jogo para o Brasil: o título continental e uma das duas vagas para a Copa do Mundo de Sevens, que será realizada em setembro de 2022, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Os Tupis têm duas vitórias memoráveis contra os Pumas argentinos, que dominam o rúgbi masculino no continente, uma em 2011 e outra em 2020, quando foi vice-campeão sul-americano.

O torneio de rúgbi sevens reúne três grupos, com Brasil, Guatemala e Panamá no A; Chile, Peru e El Salvador estão no grupo B; Uruguai, Nicarágua e a anfitriã Costa Rica completam o grupo C. No sábado 27, os Tupis enfrentam os panamenhos às 11h06 (horário de Brasília) e às 13h12, os guatemaltecos.

Os jogos da próxima fase classificatória começam neste mesmo dia e são encerrados no domingo 28, juntamente com as semifinais e a final. As seis melhores de cada grupo avançam. No grupo 1 os primeiros, quartos e quintos colocados jogarão entre si. No grupo 2, o mesmo acontecerá entre os segundo, terceiro e sexto. As quatro melhores seguirão às semifinais. Os últimos dos grupos disputarão o quinto lugar. Já as três seleções restantes ainda terão a chance de disputar um triangular pela sétima colocação do Sul-Americano de rúgbi seves.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nosso time se preparou forte e tem potencial para vencer o torneio. O time mescla atletas experientes que vêm servindo ao XV principal e conta com o reforço de atletas que estavam até então fora do sistema de alto rendimento. Precisamos ter atenção sobretudo com Chile e Uruguai, nossos grandes rivais no continente”, observa o back Felipe Sancery, capitão dos Tupis.

Mais em Rúgbi