Siga o OTD

Tóquio 2020

Fundo milionário ajudará seleções classificadas para os Jogos

Classificadas, Yaras receberão aporte financeiro rumo à Tóquio-2020, enquanto Tupis terão que lutar pela vaga sem essa ajuda

Yaras em ação na Série Mundial de Sevens (Reprodução/Instagram)

A World Rugby anunciou detalhes do programa de ajuda financeira para as seleções de rúgbi sevens classificadas para Tóquio-2020. Segundo a entidade, cerca de R$ 13 milhões serão investidos nas equipes, visando a preparação para o evento mais importante em 2021.

Como a seleção brasileira feminina de rúgbi sevens está classificada, uma parte dessa ajuda financeira será revertida na preparação das Yaras. Por sua vez, os Tupis ainda precisam passar pela repescagem contra outras 11 seleções por uma vaga em Tóquio-2020.

Até o momento, somando os dois naipes, 21 seleções estão classificadas. Resta ainda uma vaga feminina da América do Norte e mais duas que virão das repescagem, sendo uma para cada naipe.

Distribuindo o dinheiro

Com todos os esportes afetados pela pandemia da Covid-19 e os Jogos Olímpicos adiados para 2021, a ajuda financeira virá dos pagamentos feitos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) às federações internacionais, dentre elas a World Rugby.

+ Por austeridade, CBRu troca técnico da seleção feminina

O financiamento, no caso das Yaras, deverá ser direcionado para campos de treinamento de equipes de rúgbi sevens, à realização de competições e também a programas médicos.

Tupis na luta

rúgbi sevens world rugby ajuda financeira tupis yaras

Como somente as seleções classificadas para Tóquio-2020 irão receber a ajuda financeira, os Tupis terão que fazer mais com menos. A equipe masculina do Brasil de rúgbi sevens terá que competir em uma complicada repescagem sem o suporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Somente uma vaga olímpica estará em jogo nesta repescagem, que ainda não tem data definida. Além do Brasil, brigam pela chance de estar em Tóquio: Chile, China, França, Hong Kong, Irlanda, Jamaica, México, Samoa, Tonga, Uganda e Zimbábue.

Mais em Tóquio 2020