Siga o OTD

Pequim 2022

Henrieta Farkašová vence mais uma prova no paraesqui alpino

Atleta da Eslováquia chega ao 11º ouro paralímpico na carreira com a vitória no Combinado do paraesqui alpino nos Jogos de Inverno de Pequim 2022

Henrieta Farkasova Paraesqui Alpino Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Henrieta Farkašová volta a brilhar e ganha a 11ª medalha dourada no paraesqui alpino (Getty Images)

Uma das maiores atletas do desporto paralímpico de inverno, a eslovaca Henrieta Farkašová voltou a conquistar mais uma medalha de ouro. A atleta de 35 anos venceu a prova do Combinado no Paraesqui alpino para deficientes visuais entre as mulheres. Foi o 11º título paralímpico e o segundo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.

A prova foi realizada na madrugada dessa segunda-feira, 7 de março, e consistiu numa descida de Super G e outra de Slalom. Farkašová e seu guia Michal Červeň conseguiram o tempo total fatorado de 2min03seg39. A chinesa Zhu Daqing ficou com a prata e a britânica Menna Fitzpatrick com o bronze.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Ainda entre as mulheres, outra estrela do paraesqui alpino que conquistou o ouro foi a alemã Anna-Lena Forster. Depois de duas pratas nos primeiros dias, ela conseguiu dar o troco na japonesa Momoka Muraoka na categoria Sitting. Com 2min11seg37, ficou à frente da rival, medalhista de prata com 2min12seg14. A chinesa Liu Sitong completou o pódio.

Por fim, na disputa Standing feminino do Combinado, a sueca Ebba Årsjö conseguiu seu primeiro título paralímpico com o tempo total fatorado de 1min56seg51. A chinesa Zhang Mengqiu ficou com a medalha de prata e a canadense Alana Ramsay com o bronze.

Paraesqui alpino masculino tem primeiro ouro da Itália

Na disputa masculina, o destaque ficou para o primeiro ouro da Itália nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Giacomo Bertagnolli, com o guia Andrea Ravelli, venceu a categoria para deficientes visuais com 1min49seg80. Ele desbancou o jovem Johannes Aigner, da Áustria, que ficou na segunda posição. Outro jovem, o britânico Neil Simpson, foi o terceiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nas outras duas categorias tivemos bicampeões no paraesqui alpino em Pequim. O norueguês Jesper Pedersen voltou a subir no lugar mais alto do pódio ao vencer o Combinado no Sitting com 1min09seg69. Jeroen Kampschreur e Niels de Langen, ambos dos Países Baixos, ficaram com a prata e bronze, respectivamente.

Já na categoria Standing, vitória do francês Arthur Bauchet com 1min50seg26. Santeri Kiiveri, da Finlândia, terminou na segunda colocação, enquanto que Adam Hall foi o terceiro colocado.

Paraesqui alpino tem descanso de dois dias

Depois de uma maratona de três provas nos três primeiros dias dos Jogos Paralímpicos, os atletas finalmente terão um período curto de descanso. Serão dois dias antes do retorno ao cronograma oficial do evento.

O paraesqui alpino só retorna na madrugada do dia 9 para o dia 10 de março, a partir das 23h, com as duas descidas do Slalom Gigante masculino para as três categorias. No dia seguinte, de 10 para 11 de março no mesmo horário, ocorrem as provas femininas.

Mais em Pequim 2022