Siga o OTD

Pequim 2022

Canadá desbanca China no paraesqui cross-country

Canadá ganha dois dos quatro ouros disponíveis nas provas de longa distância do paraesqui cross-country nos Jogos de Pequim 2022

Brian McKeever Paraesqui cross-country Jogos Paralímpicos de inverno Pequim 2022
Brian McKeever mostrou a força do Canadá no paraesqui cross-country e ganhou sua 14ª medalha dourada (Lintao Zhang/Getty Images)

Dominante na disputa da categoria Sitting no primeiro dia do paraesqui cross-country, os atletas da China não tiveram tanta sorte nas demais provas de longa distância. O país não ganhou nenhuma medalha dourada nos quatro eventos realizados na madrugada do dia 7 de março pelo horário brasileiro.

Melhor para o Canadá, que conquistou dois dos quatro ouros disponíveis nas disputas de Standing (amputados nos membros superiores) e Visually Impaired (deficientes visuais). As provas tiveram 20km para os homens e 15km para as mulheres no estilo clássico.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

O veterano canadense Brian McKeever foi o campeão masculino para deficientes visuais com 55min36seg7. Foi seu 14º título paralímpico e mantém a tradição de sempre ganhar um ouro desde a edição dos Jogos de 2002. Jake Adicoff, dos Estados Unidos, ficou com a prata e Zebastian Modin, da Suécia, foi bronze.

O segundo ouro canadense veio no Standing feminino. Natalie Wilkie, 21 anos, foi a vencedora com 48min04seg8. A estadunidense Sydney Peterson foi a segunda colocada e a também canadense Brittany Hudak completou o pódio.

Ucrânia ganha primeiro ouro no paraesqui cross-country

Depois de conquistar três ouros no primeiro dia e passar em branco no segundo, a Ucrânia voltou ao lugar mais alto do pódio no terceiro dia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Oksana Shyshkova foi a vencedora na categoria Visually Impaired.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ela completou o percurso em 51min09seg1 e ficou à frente das alemãs Linn Kazmaier, prata, e Leonie Maria Walter, bronze. Foi o segundo ouro da ucraniana em Pequim. Antes de vencer a longa distância no paraesqui cross-country, ela tinha vencido o Sprint do parabiatlo.

Por fim, na categoria Standing masculino, ouro para o japonês Taiki Kawayoke com 52min52seg8. Ele conseguiu desbancar os chineses Cai Jiayun e Qiu Mingyang, respectivamente prata e bronze na prova.

Pausa para disputa do parabiatlo

O paraesqui cross-country ganha um período de descanso no cronograma dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim. A modalidade retorna apenas na madrugada do dia 8 para o dia 9 de março, a partir das 23h, com as classificatórias e baterias finais do Sprint para as três categorias.

Antes, na madrugada do dia 7 para o dia 8 de março, acontece a segunda prova do parabiatlo com a prova de média distância para as três categorias. Os eventos começam a partir das 23h no horário brasileiro.

Mais em Pequim 2022