Siga o OTD

Pequim 2022

Aline Rocha é sétima colocada no paraesqui cross-country

Brasileira ficou na sétima posição da prova de longa distância do paraesqui cross-country na abertura do esporte nos Jogos de Pequim 2022

Aline Rocha Jogos Paralímpicos de Inverno paraesqui cross-country Pequim 2022
Aline Rocha durante sessão de treinamento: força inesperada da China impede sonho da medalha (Ale Cabral/CPB)

Quarta colocada na prova de longa distância, e sem a rival de Belarus que tinha sido bronze, Aline Rocha entrou no grupo das favoritas à medalha nessa prova nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Em alguns momentos do percurso foi um sonho possível, mas no fim a brasileira terminou na sétima posição.

A prova de 15km da categoria sitting do paraesqui cross-country aconteceu na madrugada do dia 6 de março no horário de Brasília. Classificada na categoria LW10,5, a atleta do Brasil alcançou o tempo fatorado de 50min45seg7. É o segundo melhor resultado do Brasil em modalidade olímpica ou paralímpica de inverno

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Única atleta mulher da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, Aline Rocha é especializada em provas de longa distância – seja no atletismo ou no esqui cross-country. Além da quarta colocação no Mundial, ela também tem quatro bronzes em etapas da Copa do Mundo.

Na primeira parcial de 1km, a atleta brasileira chegou a figurar entre as cinco primeiras. Entretanto, caiu para a sétima posição no meio da prova. Nem mesmo uma arrancada na parte final da prova a fez subir algumas posições. Mesmo assim, foi o suficiente para alcançar a segunda melhor marca do país nos Jogos Paralímpicos de Inverno

China volta a surpreender no paraesqui cross-country

Ouro e prata na disputa masculina, a China voltou a surpreender no paraesqui cross-country. As atletas do país-sede conquistaram ouro e bronze na disputa feminina da longa distância. Dessa forma, os chineses conquistaram quatro das seis medalhas disponíveis na modalidade no dia 6 de março.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diferentemente de Aline Rocha e outras atletas de elite, que disputaram regularmente etapas da Copa do Mundo e o Campeonato Mundial em janeiro de 2022, a China decidiu esconder o jogo. Seus atletas não competiram com frequência na última temporada. O fator surpresa, nesse caso, está funcionando.

Yang Hongqiong, por exemplo, venceu a prova de longa distância sitting com 43min06seg7 e conseguiu desbancar a estadunidense Oksana Masters. Grande favorita ao ouro, a atleta terminou com a prata com 43min38seg8. A chinesa Li Panpan completou o pódio com 45min17seg0.

Aline Rocha volta a competir no Sprint

Após conquistar a sétima posição, a atleta do Brasil já começa a preparação para a próxima disputa nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Ela vai competir na prova de Sprint na noite do dia 8 de março. As classificatórias começam às 23h e as finais ocorrem na madrugada do dia 9 para todas as categorias.

Aline Rocha não é especialista em Sprint. No último Mundial, ela terminou na décima colocação e não conseguiu avançar à bateria decisiva. Apenas as seis melhores avançavam. A expectativa é que ela possa estar entre as finalistas, melhorando ainda mais as suas marcas.

Mais em Pequim 2022