Siga o OTD

Pequim 2022

Brasil fica no Top 15 na abertura do paraesqui cross-country masculino

Cristian Ribera, cotado à medalha, foi o melhor brasileiro na longa distância do paraesqui cross-country em Pequim 2022 ao terminar na 14ª posição

Cristian Ribera Para esqui cross-country paralímpico Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 Mundial
Cristian Ribera foi o melhor atleta do Brasil ao terminar na 14ª posição da longa distância no paraesqui cross-country (Ale Cabral/CPB)

A expectativa da torcida era brigar por uma inédita medalha nos esportes de inverno, mas esse desejo teve que ser adiado. A equipe masculina do Brasil no paraesqui cross-country não conseguiu acompanhar o forte ritmo chinês na prova de longa distância da categoria sitting dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.

A proava de 18km foi realizada na madrugada do dia 5 para o dia 6 de março no horário brasileiro. O melhor representante do país foi Cristian Ribera, justamente o mais cotado à medalha na modalidade. Ele ficou na 14ª colocação com o tempo fatorado de 52min29seg1.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Guilherme Rocha, 25 anos, foi o segundo melhor atleta do Brasil na longa distância do paraesqui cross-country. Ele terminou na 19ª posição com o tempo de 55min18seg9. Robelson Lula aparece na sequência, completando a disputa na 20ª colocação com 57min17seg7. Os dois atletas eram da categoria LW12 e, portanto, não possuíam desconto no tempo.

Por fim, Wesley dos Santos, 23, foi o 23º com 58min23seg5. No total, 25 atletas largaram na prova de sitting de longa distância. O resultado foi muito mais forte do que o observado no Mundial da modalidade, realizado em janeiro de 2022, em Lillehamer, na Noruega.

Força chinesa aparece no paraesqui cross-country

O tempo que separou o ouro do Mundial para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 caiu oito segundos. É uma diferença considerável que foi puxada justamente pela equipe da China país-sede da competição. O país conquistou ouro e prata na categoria sitting. Foram as primeiras medalhas chinesas na modalidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Zheng Peng foi o campeão do paraesqui cross-country sitting de longa distância com impressionantes 43min02seg9. Seu compatriota Mao Zhongwu garantiu a dobradinha com 43min23seg8. Collin Cameron, do Canadá, impediu o domínio do país-sede e foi bronze com 47min36seg6.

Outros favoritos também sucumbiram. O estadunidense Daniel Cnossen, dono de seis medalhas em PyeongChang (somando também o parabiatlo), foi apenas o sexto. O sul-coreano Shin Eui-hyun, bronze em 2018, foi apenas o oitavo. Já Maksym Yarovyi, da Ucrânia, foi o 15º colocado – ele tinha sido campeão da longa distância há quatro anos.

Brasileiros voltam à neve na noite do dia 8

A equipe masculina do Brasil terá pouco tempo para lamentar e corrigir o desempenho registrado na longa distância. Os quatro atletas voltam a competir na prova de Sprint na noite do dia 8 de março. As classificatórias começam às 23h e as finais ocorrem na madrugada do dia 9 para todas as categorias.

Foi nessa prova que Cristian Ribera conquistou a inédita medalha de prata no Mundial de paraesqui cross-country realizado em Lillehammer, na Noruega, no fim de janeiro. Na ocasião, ele ficou atrás apenas do russo Ivan Golubkov, que não estará presente nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.

Em compensação, os atletas da China e da Ucrânia estarão presentes na disputa. Mesmo assim, Cristian admitiu ao Olimpíada Todo Dia que vai prestar mais atenção ao Sprint justamente pelo desempenho registrado no Mundial e nos treinamentos realizados.

Mais em Pequim 2022