Siga o OTD

Pequim 2022

Simples e bela, abertura celebra união das diferenças

Com show simples e belo, Cerimônia de Abertura inaugura Pequim-2022 com mensagem de união em momentos difíceis

Pequim-2022: Cerimônia de Abertura celebra a união das diferenças

Estão oficialmente abertos os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022! Nesta sexta-feira (4), com um show tecnológico e de luzes, o Estádio Ninho do Pássaro recebeu a Cerimônia de Abertura do evento, 14 anos após sediar a Olimpíada de Verão. As 91 nações desfilaram pelo Estádio Nacional diante do público e de autoridades como o presidente chinês e o presidente do COI, abrindo a competição, que segue até o dia 20.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

O show contou com 3.000 artistas, sendo que 95% eram adolescentes, exaltando o “cidadão comum”. A Cerimônia de Abertura começou celebrando o Ano Novo Lunar chinês e a primavera, que representa uma estação de temperaturas congelantes, mas que muitas vezes gera uma nova vida.

Em seguida, foi projetado um grande bloco de gelo em luz, relembrando todas as 24 edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, que começaram em Chamonix, em 1924.

Na sequência, o bloco de gelo “derreteu” e foram exibidos os grandes aneis olímpicos, imitando gelo, que ficaram suspensos. Assim como em 2008, a bandeira da China entrou no estádio carregada na entrada por pessoas representando os 56 grupos étnicos da China.

O Brasil foi 16º país a desfilar. Os craques Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti, que participam dos Jogos de Inverno pela quinta vez cada, foram os porta-bandeiras do país, que não levou a delegação inteira, composta por 11 atletas.

Discursos

Como de costume, o presidente do Comitê Organizador de Pequim-2022, Cai Qi, abriu os discursos das autoridades na Cerimônia de Abertura. “Caros amigos, enquanto continuamos a viver sob o impacto do Covid-19, a segurança e a saúde de todos os participantes dos Jogos continuam sendo a principal prioridade. Vamos nos unir em solidariedade e compreensão mútua para entregar Jogos simples, seguros e esplêndidos”.

Thomas Bach, presidente do COI, seguiu na mesma linha. “Infelizmente, a pandemia global ainda é uma realidade para todos nós. Portanto, nossa gratidão é ainda mais profunda pelo Comitê Organizador de Pequim 2022, pelas autoridades públicas e por todo o povo chinês. Obrigado por fazer esses Jogos Olímpicos de Inverno acontecerem e de forma segura para todos”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aos atletas, Bach disse: “Vocês vão mostrar como seria o mundo se todos respeitarmos as mesmas regras e uns aos outros. Nas próximas duas semanas, vocês competirão entre si pelo prêmio mais alto. Ao mesmo tempo, vocês viverão pacificamente sob o mesmo teto na Vila Olímpica. Lá, não haverá discriminação por qualquer motivo. Em nosso mundo frágil, onde a divisão, o conflito e a desconfiança estão aumentando, mostramos ao mundo: sim, é possível ser rivais ferozes ao mesmo tempo em que vivemos pacificamente e respeitosamente juntos. Esta é a missão dos Jogos Olímpicos, nos unir em uma competição pacífica. Sempre construindo pontes, nunca erguendo muros, unindo a humanidade em toda a nossa diversidade”, completou.

E por fim, o presidente chinês, Xi Jinping declarou, oficialmente, a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022.

A chama olímpica

Após três dias, em um revezamento encurtado por causa da pandemia, Chao Weijang, atleta olímpico da patinação velocidade foi o primeiro a entrar com a tocha. Ele passou para Li Yan, que ganhou a disputa do short track quando foi esporte de demonstração em 1988. Yang Yang, primeiro campeão olímpico de inverno da China carregou na sequência, entregando para Su Bingtian, recordista asiático dos 100m masculino.

Zhou Yang, tricampeão olímpico na patinação de velocidade em pista curta foi o seguinte, enquanto Dinigeer Yilamujiang, esquiadora cross-country, e Zhao Jiawen, o primeiro atleta combinado nórdico da China, acenderam a pira olímpica: um floco de neve gigante, envolto por crianças carregando lanternas em forma de pombas da paz.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022