Siga o OTD

Paris 2024

Estação Jabaquara tem nome alterado em homenagem ao CPB

Após campanha histórica em Paris-2024, Governo do Estado muda nome para Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro

CPB Estação Jabaquara Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP / Divulgação
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP / Divulgação

Em homenagem à histórica campanha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, o Governo de São Paulo alterou o nome da estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do Metrô, para estação Jabaquara-Comitê Paralímpico Brasileiro. A mudança foi oficializada nesta quarta-feira (18), após a assinatura de um decreto, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes que contou com a participação de atletas da delegação paralímpica, os secretários de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e dos Transportes Metropolitanos, Marcos Antônio Assalve, e o presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Mizael Conrado.

“A chegada do nome do Comitê Paralímpico Brasileiro a uma das principais estações de Metrô de São Paulo, vizinha à casa do esporte paralímpico brasileiro, é uma iniciativa fundamental para dar ainda mais visibilidade ao Movimento Paralímpico. A partir desta mudança, muitas pessoas passarão a conhecer um dos melhores e maiores centros de treinamento para atletas com deficiência do mundo, que orgulha nosso estado e traz grandes resultados para o Brasil, como pudemos comprovar durante os Jogos Paralímpicos de Paris. A partir da estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro, mais pessoas virão às competições realizadas ao longo de todo o ano no Centro de Treinamento Paralímpico e se tornarão aliadas da nossa causa, que é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte”, afirmou Mizael Conrado no evento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A alteração do nome da estação Jabaquara é um reconhecimento da parceria entre o CPB e Governo do Estado de São Paulo na gestão do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), equipamento da SEDPcD. O CT Paralímpico é reconhecido como um dos melhores centros do mundo e conta com 149 atletas em 16 modalidades.

Campanha histórica

A homenagem é mais um reflexo da excelente campanha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Com 89 medalhas, sendo 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes, a delegação verde e amarelo ficou na quinta posição geral, alcançando o top-5 pela primeira vez na história das Paralimpíadas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024