Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é a 8ª equipe no Mundial de Paraesgrima no florete feminino

No campeonato encerrado neste domingo, o Brasil ficou com a oitava colocação no florete feminino e com a 12ª na espada masculina

Na imagem, Mônica Santos, que ajudou a equipe do Brasil a obter a oitava colocação na prova.
Mônica Santos ajudou a equipe do Brasil a obter a oitava colocação na prova. Foto de Arquivo: Fabio Chey/ CPB

Chegou ao fim neste domingo (8) em Terni, Itália, a disputa do Campeonato Mundial de Paraesgrima. No dia de encerramento, ocorreram as diputas por equipes e o Brasil ficou na 8ª colocação no florete feminino. Por outro lado, na competição masculina de espada, o conjunto terminou em 12º lugar na classificação.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A equipe brasileira feminina de florete, formada por Rayssa Veras, Carminha Oliveira e Mônica Santos, iniciou sua participação no quadro de 16 com WO sobre a Tailândia. No quadro de 8, Hong Kong superou o Brasil por 45-28. Em seguida, nas disputas por posições, perdeu da Geórgia por 45-14 e da França por 45-29, terminando o Mundial na 8ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na competição masculina de espada, o time do Brasil tinha Jovane Guissone, Vanderson Chaves, Kevin Damasceno e Lenílson de Oliveira. Desse modo, começou a disputa vencendo a Índia por 45-35. No entanto, perdeu para o Japão por 45-39, no quadro de 16. Então, nas disputas por posições, encontrou mais uma vez Hong Kong e não foi capaz de superá-lo, (45-42). Também encontrou dificuldades contra a Tailândia (45-23), ficando em 12º lugar.   

O Campeonato Mundial de Paraesgrima, organizado pela IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes) concedeu pontos no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O desempenho individual e coletivo nas competições contou bastante na soma final que define os classificados. Nas duas provas, por exemplo, o time brasileiro foi o melhor classificado das Américas.   

O próximo desafio da temporada da paraesgrima acontece em âmbito nacional, com a disputa do Campeonato Brasileiro. A competição será realizada de 23 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). 

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia