Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Alessandro Rodrigo quebra recorde das Américas no arremesso de peso

Em mais um dia de recordes, Alessandro Rodrigo estabeleceu a melhor marca do continente no arremesso de peso F11 no Desafio CPB/CBAt

Alessandro Rodrigo bate recorde continental do arremesso de peso no Desafio CBAt/CPB
Alessandro Rodrigo conquistou duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

O paulista Alessandro Rodrigo, de 37 anos, alcançou o recorde das Américas no arremesso do peso no encerramento da primeira etapa do Desafio CPB/CBAt de atletismo, disputada na manhã deste sábado (02), em São Paulo. Ele marcou 14,16m, superando em 17cm a antiga melhor marca continental da classe F11, para cegos, dele mesmo, do Mundial de 2019.

+ Gabriel Araújo bate recorde mundial pelo segundo dia seguido

A competição reuniu cerca de cem competidores com e sem deficiência da modalidade, desde a quinta-feira, 31, na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Petrúcio Ferreira foi o grande destaque do evento, quebrando o recorde mundial dos 100m e 200m em dois dias seguidos.

Medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio, Alessandro Rodrigo conseguiu superar neste sábado a marca que lhe deu o pódio no Japão – na ocasião, registrou 13,89m. A performance deste final de semana, contudo, não o daria o título paralímpico em Tóquio, visto que o iraniano Mahdi Olad foi o campeão com 14,43m.

“Cada prova eu procuro fazer o melhor, eu não viso o recorde, eu penso em melhorar. Como já estamos em um nível muito alto de rendimento, cada melhora já representa um novo recorde”, disse após a prova deste sábado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Alessandro Rodrigo é bicampeão paralímpico no lançamento de disco da classe F11. O arremesso de peso para cegos só entrou no programa dos Jogos Paralímpicos em Tóquio. “Quero chegar em Paris 2024 para conquistar o ouro no disco e no peso. Estou fazendo a nossa parte e sei que estou evoluindo, agradeço muito à equipe que me apoia para isso”, disse o competidor que representa a ADV-Vale.

Fábio Bordignon bate recorde continental nos 100m T35

Além de Alessandro Rodrigo, o velocista fluminense Fábio Bordignon também alcançou a melhor marca continental nos 100m da classe T35 (para paralisados cerebrais) na manhã deste sábado.

Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Fábio Bordignon (Andef) também celebrou o novo recorde das Américas neste sábado. Nos 100m, pela manhã, ele concluiu a distância em 12s32 e superou a antiga marca continental: 12s40, dele mesmo, de junho de 2021, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

+ Caio Bonfim vence prova de marcha atlética na República Tcheca

Fabinho mais rápido neste sábado do que na final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, quando terminou em quinto lugar nesta prova com 12s54. À frente dele, na ocasião, três russos e um ucraniano.

Outras marcas

No feminino, duas atletas obtiveram marcas melhores do que as que apresentaram no Estádio Nacional de Tóquio, durante os Jogos Paralímpicos realizados no ano passado.

Nos 400m, a potiguar Jardênia Félix correu para 57s42, um centésimo mais rápido do que a marca alcançada na conquista do bronze paralímpico, nesta prova.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nos 100m da classe T20 feminino, a pernambucana Samira Brito, da Apa Petrolina, correu em 14s44. Esta marca renderia-lhe a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Porém, na capital japonesa, ela terminou na sétima colocação com o tempo de 15s27.

Mais em Paralimpíada Todo Dia