Siga o OTD

Atletismo

Caio Bonfim vence prova de marcha atlética na República Tcheca

Caio Bonfim domina prova de 20km de marcha atlética na República Tcheca e leva ouro

O brasileiro Caio Bonfim disputou o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em março de 2022
Caio Bonfim é o principal marchador brasileiro (Foto: Arquivo/Wagner do Carmo/CBAt)

Caio Bonfim venceu o Chodecké Závody Podebrady, etapa ouro do WA Tour de marcha atlética, disputada na República Tcheca neste sábado (02). O brasileiro completou os 20km da prova com 1h18m54s, quase 50 segundos a frente do segundo colocado, o sueco Perseus Karlstrom. O irlandês David Kenny levou o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caio dominou boa parte da disputa para ficar com o título da competição. Ele se manteve no pelotão de elite desde os primeiros instantes e atacou a partir do sétimo quilômetro, junto a Perseus e Kenny. Os três se alternaram na liderança até o km 15, quando o brasileiro tomou frente e abriu vantagem, administrando-a pelos 5km finais.

“Terminou a prova aqui, 3 graus, estamos congelando, mas o senhor reservou isso para a gente. Ritmo insano do começo ao fim, mas as pernas responderam, a parte técnica e a mental responderam e, na espiritual, Deus estava no controle. Fomos administrando a prova e ganhamos. Fui o único que fiz abaixo de 1:19 e estou muito feliz. Obrigado a todos que acompanharam e torceram”, disse Caio.

Esta foi a segunda corrida de 20km de Caio Bonfim, de 31 anos, na atual temporada. Em fevereiro, ele foi vice-campeão sul-americano registrando o tempo de 1h23m08s. Ele também participou do Mundial de Marcha Atlética por Equipes em Omã, em março, mas disputando os 35km, e foi oitavo na ocasião.

Com o tempo de 1h18m54s deste sábado, Caio ficou a apenas sete segundos do recorde brasileiro nos 20km, que é dele mesmo, registrado em 2019, na Espanha.

Concorrência de peso

Medalhista de bronze no Mundial de 2017, Caio Bonfim foi o 13º colocado na Olimpíada de Tóquio, em 2021. Entre seus concorrentes que também disputaram os Jogos em solo japonês, estavam Perseus Karlstrom, justamente o vice-campeão neste sábado. Em Tóquio 2020, o sueco ficou em nono lugar.

Além disso, Karlstrom tem no currículo uma medalha de bronze no Mundial de 2019 e um bicampeonato europeu.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O equatoriano Brian Pintado e o mexicano Andrés Olivas, que também ficaram a frente do brasileiro na Olimpíada, terminaram, respectivamente, na quarta e quinta posições na República Tcheca.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo