Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil avança para cinco finais no Parapan de tiro com arco

Eugenio Franco, Jane Karla, Juliana Cristina, Lindiara Weischung e Reinaldo Vagner Ferreira foram os arqueiros do pais que se classificaram às decisões do Parapan-Americano de tiro com arco

Eugênio Franco ergue seu arco para comemorar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santaigo
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Classificações em massa! No Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, o Brasil avançou com cinco atletas para as finais do Parapan-Americano de tiro com arco. Neste sábado (27), os arqueiros Eugenio Franco, Jane Karla, Juliana Cristina, Lindiara Weischung e Reinaldo Vagner Ferreira brigarão pelo título continental.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 e destaque na fase classificatória nesta quarta-feira (24), Jane se classificou para a decisão na categoria Open do arco composto. Ela passou pelas quartas de final derrotando a compatriota Edifatima Araújo, vencendo o confronto por 141 a 46. Depois, a arqueira superou a equatoriana Diana Guaman na flecha de desempate, após um empate em 135 a 135. Agora, Karla enfrentará a chilena Mariana Zuñiga, prata nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Na mesma chave, Helena Moraes caiu na semifinal, enquanto Anne Xavier parou ainda nas quartas.

“Foi uma semifinal bastante difícil. Tive que controlar bem minhas emoções e só explodir depois de conseguir a vaga na final. Não foi fácil manter a calma. Estou defendendo o Brasil na minha terra. Isso é algo que mexe com a gente. Por isso, eu agradeço ao psicólogo Fabrizio Veloso pelo trabalho realizado. Agora, vamos com tudo para buscar a medalha de ouro para o nosso país”, disse Jane Karla.

Na classe W1 do masculino, Eugênio Franco é outro arqueiro do Brasil com vaga garantida na final do Parapan. Após uma ótima etapa qualificatória, o atleta de 64 anos estreou no mata-mata já na semifinal, onde bateu o chileno Bastián Reyes por 127 a 118. Seu rival na decisão será Jason Tabansky, dos Estados Unidos. Eugênio conquistou o ouro no Parapan de Santiago-2023 e, por isso, está classificados aos Jogos Olímpicos de Paris.

Outros brasileiros classificados

No arco recurvo feminino, Lindiara Weischung será a representante brasileira na decisão. Nas quartas de final, vitória sobre a compatriota Tércia Figueredo pelo placar de 6 a 2. Mais tarde, a classificação veio após um triunfo sobre a peruana Daniela Cecilia Marzano por 6 a 4. Lindiara disputará o título continental contra a colombiana María Monica Guzman. Já no W1, Juliana Cristina Ferreira passou pela chilena Mariela López Carrasco e jogará na final contra a estadunidense Tracy Otto, atual campeã dos Jogos Parapan-Americanos no tiro com arco.

Por fim, Reinaldo Vagner Ferreira é o quinto classificado do Brasil no dia, competindo na classe Open do arco composto. Ele abriu sua participação no mata-mata derrotando o peruano Juan Jose Leguia. Na sequência, o arqueiro eliminou o compatriota Andrey de Castro e superou o mexicano Victor Viveros. Na grande decisão, o brasileiro medirá forças com Gerardo Rodríguez, também do México.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia