Siga o OTD

Olimpíada

Conselho do COI suspende Comitê Olímpico Russo

O COI suspendeu Comitê Olímpico Russo por incluir atletas ucranianos em sua delegação de maneira unilateral

Comitê Executivo do COI reunido em Mumbai
O Conselho Executivo do COI está reunido em Mumbai, na Índia, até o próximo dia 14 (IOC/Greg Martin)

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) publicou uma nota nesta quinta-feira (12) em que suspende o Comitê Olímpico Russo (ROC, sigla em inglês). Decisão aconteceu após a entidade russa incluir atletas ucranianos em sua delegação de forma unilateral. Com isso, no momento, o ROC não está autorizado a participar de competições esportivas internacionais.

De acordo com o COI, os atletas ucranianos incluídos pelo Comitê Olímpico Russo vêm das regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia. Tais locais estão sob autoridade do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia (CON). Em fevereiro de 2022, Vladimir Putin, presidente da Rússia, iniciou uma invasão ao território ucraniano e ocupou algumas regiões do país.

A nota do Conselho diz que a “decisão unilateral constitui uma brecha da Carta Olímpica porque viola a integridade territorial do NOC da Ucrânia, reconhecido pelo COI e que está de acordo com as regras da Carta Olímpica”. Além disso, outra punição destinada ao ROC é a suspensão de ajuda financeira do Movimento Olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar disso, o COI ainda não esclareceu sobre a possibilidade de os atletas russos participarem dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e dos Jogos de Inverno e 2026. Até o momento, o Comitê Russo pretende inscrever seus atletas nesses eventos sob bandeira neutra. Ademais, a nota ainda aponta que outras medidas podem ser tomadas de acordo com os próximos acontecimentos.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Olimpíada