Siga o OTD

Olimpíada

Cinco esportes entram no programa olímpico em 2028

O COI anunciou a inclusão do lacrosse, críquete, beisebol/softbol, flag football e squash para LA 2028

Jogador salta para receber bola em uma partida de flag football, que agora é esporte olímpico
Flag football é inspirado no futebol americano (Divulgação)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão de cinco novos esportes no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (13) por meio de uma entrevista coletiva em Mumbai, na Índia. O Conselho Executivo da entidade, que está reunido na cidade indiana, confirmou os rumores e aprovou as entradas do lacrosse, críquete, beisebol/softbol, flag football e squash. 

“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará os esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos. Esses esportes tornarão os Jogos Olímpicos LA 2028 únicos”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Os grandes destaques ficaram com o flag football e o squash, que participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Por outro lado, beisebol/softbol, ​​críquete e lacrosse retornam ao programa após ausências em algumas edições.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Além disso, vale destacar o impasse envolvendo o boxe. O esporte que deu três medalhas para o Brasil nos Jogos de Tóquio vive uma crise política na Federação Internacional. Por isso, o COI colocou a modalidade sob-júdice. Dessa forma, sua presença nas Olimpíadas de 2028 ainda não está definida. 

Flag football

O flag football ainda não possui tanto prestígio como outros esportes americanos. Contudo, a modalidade inspirada no futebol americano vem ganhando espaço no gosto do público nos últimos anos. A diferença flag ball para o ‘irmão” mais popular é que ao invés de derrubar os adversários usando o corpo, o jogador precisa tirar uma fita colocada no corpo do rival. 

Beisebol/softbol

beisebol/softbol novos esportes jogos olímpicos tóquio
Beisebol e softbol estiveram na edição de Tóquio 2020 (Facebook/WBSC)

O beisebol (masculino) e o softbol (feminino) fizeram parte da programação de diversas edições dos Jogos Olímpicos, com a mais recente em Tóquio 2020. Contudo, acabaram ficando de fora em Paris 2024. Ambos as modalidades estão entre as mais icônicas e populares dos Estados Unidos.

Lacrosse

partida de Lacrosse da NCAA
(Foto: David Butler II, USA TODAY)

Assim como o beisebol, o lacrosse é outro esporte muito popular nos Estados Unidos, principalmente nas universidades. Para os Jogos Olímpicos de 2028, a modalidade vai contar com uma versão reduzida de seis jogadores. Na tradicional, são 10 atletas para cada lado.

Críquete

Na imagem, um jogo de críquete entre Austrália e Índia, um dos esportes propostos por Los Angeles 2028 para o Programa Olímpico.
Um jogo de críquete entre Austrália e Índia (Foto: ICC Cricket World Cup)

Retornando ao programa olímpico após mais 100 anos, o críquete deve sofrer algumas adaptações para as Olimpíadas de 2028. Assim como aconteceu com o lacrosse, a modalidade vai ter uma versão reduzida, chamada twenty, com seis atletas de cada lado ao contrário de 11. 

Squash

Jogos Pan-Americanos - Lima 2019 - Squash - Duplas mistas
Squash agora é um esporte olímpico (Divulgação)

Nos últimos 20 anos, o squash vem lutando para ser incluído na programação dos Jogos Olímpicos. Apesar disso, o esporte já integra mais de oito eventos multiesportivos continentais. Dois exemplos disso são os Jogos Sul-Americanos e os Jogos Pan-Americanos.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Olimpíada