Siga o OTD

Los Angeles 2028

Los Angeles-2028 propõe cinco esportes olímpicos adicionais

O Comitê Organizador Los Angeles 2028 propôs o retorno do Beisebol/Softbol, Críquete e Lacrosse, além das estreias do Squash e Flag Football

Na imagem, um jogo de críquete entre Austrália e Índia, um dos esportes propostos por Los Angeles 2028 para o Programa Olímpico.
Um jogo de críquete entre Austrália e Índia, um dos esportes propostos por Los Angeles 2028 para o Programa Olímpico. Foto: ICC Cricket World Cup

O Comitê Organizador LA28 propôs a inclusão de cinco esportes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles dentro de cinco anos. As modalidades são o Beisebol/Softbol, o Críquete, o Lacrosse, o Squash e o Flag Football. A proposta chegou à Comissão do Programa Olímpico do COI, que recomendará a discussão ao Conselho Executivo.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A definição ocorrerá na 141ª Sessão do COI, entre os dias 15 e 17 de outubro, em Mumbai, na Índia. Se aprovado, o programa final do evento e o número de cotas de atletas nessas modalidades adicionais serão finalizados no futuro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dos cinco esportes propostos, três já fizeram parte de alguma edição em Jogos Olímpicos passados: beisebol/softbol (Barcelona 1992, Pequim 2008 e Tóquio 2020), críquete (Paris 1900) e lacrosse (Saint Louis 1904 e Londres 1908). Assim, o Squah e o Flag Football (uma versão do futebol americano com contato limitado) seriam estreantes da vez em Los Angeles.

História dos esportes nos Jogos Olímpicos

Inicialmente, quatro equipes disputariam o torneio olímpico de críquete. No entanto, Bélgica e Países Baixos desisitiram da competição e Grã-Bretanha e França, representados por times locais, realizaram o único jogo. O jogo de dois dias teve início em 19 de agosto no Vélodrome de Vincennes e terminou com o placar de 262 a 104 para os britânicos. Dessa forma, o pódio teve apenas ouro e prata.

Outra história louca que envolve um desses esportes é com o lacrosse, pois sua estreia teve três equipes, sendo duas canadenses. A Mohawk Indians perdeu a semifinal a o time estadunidense Saint Louis Amateur Athletic Association por 2 a 0 e ficou com o bronze. Além disso, a Shamrock Lacrosse Team vingou sua compatriota e bateu o time dos Estados Unidos por 8 a 2 para conquistar o primeiro ouro na modalidade.

Na edição seguinte, o Canadá competiu apenas contra a Grã-Bretanha e sagrou-se bicampeão com o placar de 14 a 10. Não teve outra equipe no pódio.

Por fim, o beisebol já teve outras edições como esporte de demonstração. No entanto, valeu medalha em Barcelona e Cuba foi a primeira campeã olímpica, com Taiwan e Japão completando o pódio. Os Estados Unidos pederam para os campeões na semifinal e para os japoneses na disputa do bronze e o torneio teve oito equipes.

Seu esporte equivalente para mulheres, o softbol entrou em Pequim com o pódio composto por Japão (ouro), Estados Unidos (prata) e Austrália (bronze).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Los Angeles 2028