Siga o OTD

Outros esportes

COI anuncia planos para criar os Jogos Olímpicos de e-Sports

Na abertura da 141ª Sessão do COI, o presidente do COI, Thomas Bach falou da possibilidade de criar os Jogos Olímpicos de e-Sports

Na imagem, Thomas Bach, presidente do COI, falando da possibilidade de ter Jogos Olímpicos de e-Sports.
Thomas Bach, presidente do COI, falando da possibilidade de ter Jogos Olímpicos de e-Sports. Foto: Greg Martin/ COI

Começou a 141ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Mumbai, na Índia. Na cerimônia de abertura, o presidente Thomas Bach discursou e levantou a possibilidade de criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports. Mas advertiu: “No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuam sendo a linha vermelha que não cruzaremos”.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No que diz respeito aos esportes eletrônicos, o presidente do COI observou que há três bilhões de pessoas jogando esportes eletrônicos e jogos em todo o mundo. Estima-se que mais de 500 milhões deles estejam interessados ​​especificamente em esportes eletrônicos, que incluem esportes virtuais e simulações esportivas. Thomas Bach disse: “O que é ainda mais relevante para nós: a maioria deles tem menos de 34 anos”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O presidente do COI anunciou: “Pedi à nossa nova Comissão de e-Sports do COI que estudasse a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports”.

Relação do COI com e-Sports

O COI tem se envolvido com os e-Sports desde 2018 de forma holística. “Escolhemos uma abordagem que nos permitiria ser ativos no espaço dos e-Sports e, ao mesmo tempo, permanecer fiéis aos nossos valores que nos guiam há mais de um século. No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuam sendo a linha vermelha que não cruzaremos. Nossa posição cristalina está ganhando cada vez mais respeito também na comunidade de e-Sports. Uma das principais editoras até adaptou o seu jogo popular para estar totalmente em conformidade com os nossos valores olímpicos – para que os jogadores atirassem em alvos e não em pessoas”, enfatizou o presidente do COI.

O primeiro envolvimento do COI com a comunidade de e-Sports foi a organização do Fórum de e-Sports em 2018 em Lausanne, seguido pela criação de um Grupo de Ligação de e-Sports para ter uma plataforma para interagir com todas as partes interessadas dos esportes eletrônicos. Em 2021, o COI desenvolveu a Série Virtual Olímpica. Foi o primeiro empreendimento piloto do COI em esportes eletrônicos.

O Presidente Bach explicou: “Com base nos aprendizados desta Série Virtual Olímpica, lançamos então a Semana e-Sports Olímpica em Cingapura no início deste ano. Em Singapura, vimos provas de que a nossa abordagem holística está a funcionar. Reunimos com sucesso as comunidades olímpica e de esportes eletrônicos.” Assim, a Olympic e-Sports Series gerou mais de 6 milhões de visualizações de ação ao vivo em todos os canais, com 75% das visualizações provenientes de pessoas entre 13 e 34 anos.

“Este foi um começo promissor. Mas é apenas isso: um começo. É como em qualquer desporto: mesmo depois de um início promissor, a verdadeira corrida ainda está pela frente”, concluiu Thomas Bach.

Agenda Olímpica 2020

Observando que outro princípio fundamental das reformas da Agenda Olímpica 2020 era que o desporto precisa de ir onde as pessoas estão, o Presidente do COI disse: “Isto é verdade para ambos os mundos – o real e o digital. Hoje o desporto tem de competir pelo tempo e pela atenção dos jovens. Portanto, temos que chegar aos jovens onde eles estão neste mundo digital. Este não é apenas um imperativo tecnológico. Este também é um imperativo demográfico.”

Continuando o seu discurso de abertura, o Presidente Bach destacou o entusiasmo crescente pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os “Jogos de uma Nova Era” e os primeiros a serem organizados totalmente em conformidade com a Agenda Olímpica 2020 e a Agenda Olímpica 2020+5 do início ao fim. 

*Com informações do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Outros esportes