Siga o OTD

COB

COB lança guia com protocolos para a pandemia de Covid-19

Documento do COB detalha retomada gradual após o Covid-19, a partir da liberação das autoridades, e servirá como fonte para todos os setores do esporte

COB
Comitê Olímpico do Brasil anunciou guia com os protocolos para a retomada dos treinamentos (Rafael Bello/COB)

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) lançou nesta sexta-feira (12), o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19. O documento foi elaborado seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Para isso, a entidade observou exemplos e parâmetros bem-sucedidos adotados por entidades esportivas internacionais até o presente momento.

“O COB prioriza a segurança, saúde e integridade física de todos os envolvidos com a prática esportiva de alto rendimento no país e assim tem trabalhado em parceria com as confederações, atletas e seu entorno. Preconizando o atendimento das orientações das autoridades de saúde, suas normas e decretos governamentais, o COB espera que este guia sirva como base de consulta também para outras instituições esportivas”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Estamos trabalhando para que o retorno às atividades esportivas seja gradual, progressivo e com normas e procedimentos adequados que visem a segurança de todos os usuários”, completou.

+Dirigentes condicionam realização dos jogos à vacina

Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o Guia está dividido em 15 volumes. Seu conteúdo detalha de forma minuciosa a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. 

Situação do centro de treinamento

Administrado pelo COB desde 2008, o CT Time Brasil recebe cerca de 200 atletas por mês. A previsão é que a volta dos atletas seja realizada em cinco fases diferentes, começando com um pequeno grupo e sendo normalizada aos poucos. Todos os atletas e demais profissionais que ingressarem no CT serão submetidos semanalmente aos mais rigorosos procedimentos de diagnósticos para verificar a resposta imune. 

CT_Time_Brasil3x2
O centro de treinamento do time Brasil é usado pelos atletas de diversas modalidades em sua preparação (Divulgação COB)

“A utilização do CT Time Brasil será adequada às normas de convívio social e profissional, determinadas através das orientações técnicas dos órgãos de saúde pública. Fazendo uma gestão dos riscos, identificando quais são suas maiores incidências, propondo estratégias de controle e validando isso com os órgãos de saúde, temos a possibilidade de retornar mais rapidamente à prática esportiva”, observou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara. “Não há uma data definida para a reabertura do CT. Temos que aguardar as liberações dos órgãos de saúde pública e avaliar os impactos”, completou Bichara.

Confira como é o guia

O Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19 apresenta ainda uma série de orientações comuns a todos os segmentos do esporte, normas de segurança, estudos médicos referentes aos impactos no ambiente esportivo, além de protocolos específicos para 40 modalidades olímpicas.

Veja os 15 volumes do Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19:

ESTUDOS E CONSIDERAÇÕES
1 – Apresentações e Princípios Gerais
2 – Procedimentos para Aberturas de Instalações Esportivas
3 – Recomendações Médicas
4 – Recomendações para a Realização de Atividades Esportivas

PROTOCOLO DE RETORNO DO CENTRO DE TREINAMENTO TIME BRASIL
5 – Diretrizes, Fases e Orientações
6 – Arena de Ginástica Artística
7 – Laboratório Olímpico
8 – Parque Aquático
9 – Força e Condicionamento
10 – Serviços Médicos
11 – Serviços de Fisioterapia e Massoterapia
12 – Preparação e Saúde Mental
13 – Sala de Esportes de Combate

LINKS EXTERNOS
14 – Protocolos e Sites de Referência
15 – Artigos Científicos de Referência

MATERIAIS PRÁTICOS COMPLEMENTARES

  • Liberação Miofacial
  • Orientações para monitoramento da carga interna, recuperação e bem-estar
  • Recomendações aos Atletas do Time Brasil
  • Treine com o Time Brasil

Mais em COB