Mafê Costa bate o recorde sul-americano e vai à final no Mundial

Na semifinal da prova dos 200m livre, a jovem nadadora brasileira terminou com o tempo de 1min57s11

Desempenho espetacular! Na semifinal dos 200m livre feminino do Mundial de Doha, no Catar, a brasileira Maria Fernanda Costa quebrou o recorde sul-americano e se classificou para a decisão. Além disso, a jovem nadadora carioca também atingiu o índice olímpico e garantiu o seu lugar nas Olimpíadas de Paris-2024 nesta prova.

Na segunda bateria, Mafê começou a disputa com um ritmo um pouco abaixo, mas logo se recuperou e completou a metade do percurso em segundo lugar. Depois, ela permaneceu forte, seguiu entre as primeiras colocadas e fechou na terceira posição, estabelecendo o novo recorde sul-americano com o tempo de 1min57s11. Na classificação geral, ela acabou com a sexta melhor marca, atrás das australianas Brianna Throssell e Shayna Jack, da hong-konguês Siobhán Haughey, da neozelandesa Erika Fairweather e da tcheca Barbora Seemanová. A final ocorrerá nesta quarta-feira (14), às 13h17, no horário de Brasília-DF.

Guilherme Costa fica em oitavo nos 200m livre do Mundial

Na decisão dos 200m livre do Mundial de Doha, o brasileiro Guilherme Costa acabou na oitava colocação. Essa foi a primeira vez que o nadador carioca disputou a final nesta prova em um Mundial de Esportes Aquáticos. Além disso, nos próximos dias, o atleta ainda entrará em ação no 1500m livre e no revezamento 4x200m.

Guilherme iniciou a prova com uma largada ruim e virou a primeira piscina na oitava posição. Na sequência, ele viu seus adversários se distanciarem, abrindo uma boa vantagem sobre o nadador brasileiro. Assim, Cachorrão terminou mesmo no oitavo lugar, alcançando o tempo de 1min46s87, 0s79 pior do que a marca que ele obteve na semifinal. O grande campeão foi o sul-coreano Hwang Sun-woo, que finalizou em 1min44s75. Logo depois, o lituano Danas Rapšys (1min45s05) levou a prata, enquanto o estadunidense Luke Hobson (1min45s26) completou o pódio.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Natação

Competições no CPB reúnem neste fim de semana diversos medalhistas paralímpicos em provas de natação e atletismo
No quadro de medalhas do Brasileiro de Inverno de Natação, Minas e Pinheiros fecharam com 14 ouros, mas o time minastenista ganhou o título por ter conquistado 14 pratas contra seis da equipe de São Paulo
A um dia do fim do Brasileiro de inverno, Minas e Pinheiros somam os mesmos 11 ouros e vão definir o título neste sábado
Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura