Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Brasil fatura quatro ouros no primeiro dia da natação

Além de vencer quatro provas no primeiro dia da natação no Pan Júnior de Cáli, o Brasil ganhou também três pratas e dois bronzes

Natação Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli
Matheus Gonche conseguiu a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nos 200 m borboleta (CBDA)

O Brasil começou muito bem na natação dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli-2021. No primeiro disputa de disputas, foram nove medalhas: quatro de ouro, três de prata e duas de bronze. O país foi ao lugar mais alto do pódio nos 400 m livre feminino com Maria Paula Heitmann, nos 200 m borboleta com Matheus Gonche e nos revezamentos 4 x 100 m nado livre masculino e feminino.

Campeões das provas individuais, Maria Paula Heitmann e Matheus Gonche garantiram, além das medalhas de ouro, a classificação para disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

+Sandy Macedo é campeã no taekwondo

A primeira medalha de ouro do Brasil veio logo na prova de abertura em Cáli. Nos 400 m livre feminino, Maria Paula Heitmann confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro, superando Lucia Gauna e Delfina Dini, que fizeram a dobradinha argentina no pódio. A venezuelana Maria Cottin, de apenas 15 anos, dividiu o terceiro lugar com Dini. Na versão masculina da prova, Eduardo Moraes era o favorito, mas o brasileiro foi surpreendido pelo colombiano Santiago Corredor, que o venceu e ficou com o ouro por apenas oito centésimos de vantagem.

Nos 100 m peito, deu dobradinha do Brasil, mas a vencedora foi a argentina Martina Barbeito. Giulia Carvalho ficou com a medalha de prata e Bruna Monteiro Leme, que era considerada a favorita, terminou na terceira colocação.

Teve dobradinha também nos 200 m borboleta, mas com brasileiro no lugar mais alto do pódio. Matheus Gonche foi o vencedor com Kayky Mota em terceiro lugar. Entre eles, ficou o guatemalteco Roberto Bonilla, de apenas 17 anos, o mais jovem da final, que conquistou a medalha de prata.

Para completar o show brasileiro, duas medalhas de ouro nos revezamentos com muita autoridade. No feminino, Ana Carolina Vieira, Clarissa Rodrigues, Fernanda Celidônio e Stephanie Balducinni ganharam com uma grande vantagem em relação aos outros países. O mesmo aconteceu no masculino com Victor Baganha, Lucas Peixoto, Victor Alcará e Breno Correia disparados na liderança para vencer a prova.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021