Siga o OTD

Nado Artístico

Bernardo Santos pega final inédita no nado artístico no Mundial

Em sua estreia, Bernardo Santos vai à final do solo técnico masculino do nado artístico no Mundial de Doha

Bernardo Santos conseguiu uma final inédita para o nado artístico brasileiro no Mundial de Esportes Aquáticos, que começou nesta sexta-feira (02), em Doha, no Catar. Ele ficou em oitavo lugar na preliminar do solo técnico masculino e garantiu uma vaga na decisão. É a primeira vez que o Brasil conta com um atleta homem nesta prova em uma competição mundial.

Bernardo, de 23 anos, marcou 182.6351 pontos por sua apresentação (23.6500 de dificuldade, 78.4000 de impressão artística e 104.4321 de execução) e ficou em oitavo lugar entre 14 participantes, o que lhe rendeu um lugar na final. Somente o top-12 da disputa avançou à decisão. O primeiro colocado da eliminatória foi o chinês Shuncheng Yang, que marcou 242.4367 pontos.

Esta é a primeira vez que o Brasil conta com um representante na disputa do solo masculino no Mundial de Esportes Aquáticos. O nado artístico foi, por muito tempo, uma modalidade em que apenas mulheres podiam competir, mas isto tem mudado nos últimos anos. Além do solo masculino, existe o dueto misto e a prova por equipes, que podem ter a presença de homens neste Mundial.

A final do solo técnico masculino acontecerá na segunda-feira (05), às 14h (horário de Brasília). Os resultados zeram e há uma nova disputa para definição dos medalhistas. Antes disso, Bernardo Santos competirá na prova do dueto misto técnico, ao lado de Anna Veloso, neste sábado (03), às 03h30. Na próxima semana, Bernardo disputará o solo livre e o dueto misto livre.

Jullia Catharino em 16º

Quem também competiu na abertura do nado artístico em Doha foi Jullia Catharino, na disputa do solo técnico feminino. Ela anotou 209.1350 de pontuação e terminou na 16ª colocação, não avançando para a final. A última classificada à decisão foi a cazaque Karina Magrupova, com 219.8800. A líder foi a grega Evangelia Platanioti, com 270.1901.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Nado Artístico