Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Saiba tudo sobre o Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka

Saiba os detalhes do Mundial de Esportes Aquáticos Fukuoka-2023 que acontece entre 14 e 30 de julho com 73 atletas brasileiros

Ana Marcela conquista outro ouro em competição na Espanha medalha de bronze Série Mundial Canadá Copa do Mundo de águas abertas. Mundial de Esportes Aquáticos
Foto: Jonne Roriz/COB

Um dos maiores eventos esportivos do ano está prestes a começar. Entre os dias 14 e 30 de julho, a cidade de Fukuoka no Japão recebe a 20ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Ao todo, o Brasil irá contar com 43 atletas na natação, águas abertas, saltos ornamentais, high diving e nado artístico. O evento irá distribuir algumas vagas para os Jogos Olímpicos Paris-2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Começamos hoje nossa competição em Fukuoka com a melhor das expectativas. Temos total confiança nos nossos atletas e comissões que foram convocadas para representar o Brasil em mais um Campeonato Mundial. Vamos em busca de melhorar nossa campanha de Budapeste, que já foi espetacular, e voltar para o nosso país com o maior número de medalhas e vagas olímpicas possíveis”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) e chefe de missão em Fukuoka, Luiz Fernando Coelho
+ Jerusa Geber fatura o bicampeonato mundial nos 100m T11
+ Thiago Wild bate esloveno e ultrapassa Monteiro no ranking da ATP
+ Com Raulzinho na lista, CBB divulga convocados para treinos antes da Copa do Mundo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Águas abertas

A grande estrela do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos é Ana Marcela Cunha. Dona de três medalhas na última edição, a campeã olímpica vai em busca do título inédito nos 10km, além da vaga olímpica em Paris-2024. Os medalhistas da prova de 10km em Fukuoka serão os primeiros classificados das águas abertas na próxima Olimpíada. Além de Ana Marcela, o Brasil contará com Viviane Jungblut, Alexandre Finco e Diogo Villarinho em busca da vaga em Paris. Já Bruce Hanson e Thiago Ruffini disputam apenas a prova de 5km. A prova feminina dos 10km acontece já nesta sexta-feira (14), às 20h no horário de Brasília e, em seguida, os homens competindo na sábado.

Natação

Guilherme Costa, o Cachorrão, ergue o braço para comemorar medalha
Guilherme Costa (Foto: arquivo/Wander Roberto/COB)

Na natação, o Brasil conta com 26 atletas nesta edição do Mundial de Esportes Aquáticos. Entre os homens, destaque para Guilherme Costa, o Cachorrão. Após conquistar o bronze nos 400m livre na última edição, o atleta está focado e disse em entrevista ao OTD que almeja o topo do pódio no Japão. Já o feminino, vem de um bom Troféu Brasil, com destaque para Gabi Roncatto, que quebrou o recorde brasileiro nos 400m livre, assim como Bia Dizotti, que vem de grandes resultados na provas de fundo.
+ Veja os nadadores convocados para Fukuoka-2023
+ Nadadores brasileiros falam sobre a expectativa para Mundial de Fukuoka

Para o Brasil, a briga por vagas olímpicas está concentrada nos revezamentos. Ao todo, 16 países irão se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris em cada uma das provas de revezamento. Os medalhistas de Fukuoka garantem as primeiras cotas, enquanto as outras 13 vagas serão preenchidas através de um ranking usando os melhores tempos dos Mundiais de 2023 e 2024. Por isso, mesmo que o Brasil não consiga medalha em revezamentos nesta edição, fazer bons tempos em Fukuoka pode encaminhar a classificação do país nessas provas.

Saltos ornamentais e High Diving

Ingrid Oliveira final plataforma saltos ornamentais Mundial de Budapeste
Ingrid Oliveira no Mundial de Budapeste (Foto: divulgação/CBDA)

Nos saltos ornamentais, o Brasil conta com sete atletas. O destaque da equipe é Ingrid Oliveira que ficou em quarto lugar no Mundial de 2022 na Hungria. As primeiras a caírem na água, portanto, serão Anna Lúcia Santos e Luana Lira na preliminar do trampolim 1m na noite desta quinta-feira (13) pelo horário de Brasília. Em seguida, já na madrugada de sexta, Rafael Fogaça e Rafael Max competem na versão masculina da prova. Diogo Silva e Isaac Souza completam o grupo brasileiro no Mundial de Esportes Aquáticos.
+ Isaac Souza quer voltar à final do Mundial e se classificar para Paris

Vale destacar que os 12 primeiros colocados em Fukuoka nas provas individuais do trampolim de 3m e da plataforma de 10m se classificam para Paris-2024.

Por fim, o Brasil também conta com uma representante no high diving, uma variante dos saltos ornamentais onde os atletas saltam de uma plataforma ao ar livra a mais de 20m de altura. Patrícia Valente fará sua estreias em Mundiais em Fukuoka.

Nado artístico

No nado artístico, o Brasil estará apenas no dueto em Fukuoka, estreando uma nova parceria. Laura Miccuci e Gabriela Regly formarão o time brasileiro que já cairá na água nesta sexta-feira (14) para a rotina técnica. Jullia Catharino é a reserva.

Brasileiras do Nado artístico em Fukuoka: Laura Miccuci,Gabriela Regly  e Julia Catharino
Brasileiras do nado artístico em Fukuoka (Foto: divulgação/CBDA)

Nas demais disciplinas, o Brasil busca uma vaga em Paris-2024 em Fukuoka. Mas no caso do nado artístico, o Mundial de Esportes Aquático servirá apenas para definir as vagas continentais da África e da Oceania nos Jogos Olímpicos. Assim, as brasileiras buscarão se classificar através dos Jogos Pan-Americanos ou do Mundial de 2024.

Polo Aquático

A única modalidade que não contará com a presença do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos é o polo aquático. As seleções brasileiras se classificaram para o evento, mas a CBDA optou por não enviar as equipes para focar na preparação para os Jogos Pan-Americanos. O Mundial de Fukuoka classifica apenas os dois primeiros colocados, enquanto Santiago dará uma vaga à melhor equipe das Américas ainda sem vaga.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Saltos Ornamentais