Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com dobradinha, Jerusa Geber fatura o bi mundial nos 100m T11

Jerusa Geber conquista seu segundo ouro seguido nos 100m no Mundial de atletismo paralímpico. Thalita Simplício é bronze

Jerusa Geber e Thalita Simplício, assim como seus guias, pousam para foto após dobradinha no Mundial de atletismo paralímpico
Jerusa e Thalita, junto a seus guias, pousam para foto após dobradinha no Mundial (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Bicampeã mundial! Em uma final muito aguardada, Jerusa Geber conquistou a medalha de ouro nos 100m da classe T11 (atletas com deficiência visual) e sagrou-se bicampeã mundial da prova, em Paris, na França, nesta quinta-feira (13). Ao lado do guia Gabriel Garcia, ela anotou um tempo de 11s86, novo recorde do campeonato, e ainda fez dobradinha com a compatriota Thalita Simplício, bronze com 12s37. Lorena Spoladore também competiu, mas caiu na reta final e não completou a prova. O Brasil agora tem nove ouros, seis pratas e nove bronzes no Mundial de atletismo paralímpico.

Havia uma grande expectativa sobre os 100m T11 feminino, principalmente porque três das quatro finalistas eram brasileiras – a outra foi a chinesa Liu Cuiqing. Portanto, existia a possibilidade concreta de um pódio totalmente verde-amarelo. As quatro atletas chegaram à final em uma ótima forma e prometiam fazer briga dura pelo primeiro lugar. Jerusa Geber possuía certo favoritismo, não só por ser a atual campeã da prova, mas também por ter batido o recorde do campeonato na semifinal (11s89).

Jerusa Geber, Lorena Spoladore e Thalita Simplício na final dos 100m T11 no Mundial de atletismo paralímpico
Thalita, Jerusa e Lorena correndo na final do Mundial (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

A princípio, Jerusa travou uma disputa acirrada com Lorena Spoladore (guia Renato Costa) e as duas brigaram pelo primeiro lugar na metade inicial da prova. A partir da reta final, Jerusa cresceu e abriu vantagem. Faltando cerca de dez metros para a linha de chegada, Lorena tropeçou e caiu, não completando a prova. Assim, Jerusa conseguiu vencer com folga, com 11s86, melhorando a marca que havia feito no dia anterior. Liu Cuiqing terminou com a prata, com 12s30, enquanto Thalita Simplício (guia Felipe Veloso), foi bronze, com 12s37.

Currículo avantajado

Esta foi a segunda medalha de ouro seguida de Jerusa Geber na prova dos 100m T11 no Mundial de atletismo paralímpico, repetindo o feito de Dubai 2019. Naquela ocasião, Liu Cuiqing também foi prata e Lorena Spoladore terminou com o bronze. Natural de Rio Branco, no Acre, Jerusa tem 41 anos de idade e esteve presente nas últimas quatro Paralimpíadas. Ela foi medalhista em Pequim-2008, Londres-2012 e Tóquio-2020. No Mundial de Paris, a velocista ainda competirá nos 200m T11.

Jerusa Geber e atleta-guia Gabriel Garcia no Mundial de atletismo paralímpico
Jerusa Geber e o guia Gabriel Garcia (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Com os dois pódios desta tarde, o Brasil agora fecha o sexto dia do Mundial de atletismo paralímpico com quatro medalhas conquistadas, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. Pela manhã, Yeltsin Jacques foi ouro nos 1.500m T11, enquanto Raissa Rocha Machado foi prata no lançamento de dardo F56. Assim, Com as conquistas, o Brasil chega à marca de 24 medalhas na competição, agora com nove ouros, seis pratas e nove bronzes. O país aparece em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da China, que tem 24 pódios no total, sendo 11 ouros, sete pratas e seis bronzes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia