Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha se prepara para o retorno às competições

Em entrevista exclusiva ao OTD, Ana Marcela Cunha falou sobre a recuperação da cirurgia que fez no ombro e as metas para 2023

A campeã olímpica Ana Marcela Cunha teve um 2022 de sucesso. A atleta ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze nas provas de águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos e também foi campeã do circuito mundial da modalidade pela sexta vez na carreira. Mas o que muita gente não sabia na época dessas conquistas é que Ana Marcela competiu com uma lesão no ombro esquerdo que foi operado no final do ano. Agora, Ana Marcela está na fase final de recuperação para voltar forte no ano pré-olímpico.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A lesão foi detectada após uma etapa do Circuito Mundial em Portugal, onde Ana Marcela Cunha sentiu dificuldade para erguer o braço após a prova. Faltando apenas seis semanas para o Mundial, a atleta fez um trabalho fisioterapêutico para se manter em condições de disputar medalhas na principal competição do ano. E foi assim que ela foi ao evento e subiu ao pódio nas três provas que disputou. “A dor foi diminuindo e consegui nadar o Mundial. Até perguntavam para mim sobre os 10km e a medalha de bronze e eu falava que para mim era uma grande vitória. Pouca gente sabia como foi o processo para chegar ali”, disse Ana em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
+ Laura Pigossi vence na primeira rodada do WTA 250 de Bogotá
+ Brasil leva quatro ouros e uma prata no Belgrado Winner de boxe
+ São José bate Vôlei Renata nos playoffs da Superliga Masculina
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Mas - Ana Marcela posa para foto segurando medalha ao lado do rosto
Ana Marcela com um dos ouros que ganhou no Mundial de 2022 (Foto: FINA)

Recuperação

Após o Mundial, Ana Marcela passou por uma bateria de exames para verificar a situação do ombro e ali detectaram a ruptura do tendão subescapular. A atleta, junto de sua comissão multidisciplinar, decidiu fazer a intervenção cirúrgica apenas no final da temporada. Alguns meses depois, a nadadora está se preparando para os principais desafios da temporada. “A Ana está ótima. Ela está adiantada no processo de recuperação e tem respondido bem a todos os estímulos”, avaliou Fernando Possenti, treinador da atleta.

Por enquanto, ainda não há uma data para o retorno de Ana Marcela Cunha às competições. Os principais eventos no calendário da atletas são o Mundial de Esportes Aquáticos, que será em julho, no Japão, e os Jogos Pan-Americanos em outubro, no Chile. Mas a atleta também deve fazer outras provas importantes como os Jogos Mundiais de Praia e o evento teste de Paris-2024. “A gente não pretende fazer todas etapas do Circuito Mundial. São muitas e são desgastantes em termos de viagem. Então o foco vai ser realmente o Mundial e o Pan”, disse Possenti ao OTD.

mas - Ana Marcela abraça o técnico Fernando Possenti.
Ana Marcela comemora o ouro em Tóquio com Fernando Possenti (Foto: Jonne Roriz/COB)

De olho em Paris-2024

Atual campeã olímpica da maratona aquática, Ana Marcela Cunha não nega que está ansiosa para retornar logo à competir e cravar logo a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Neste ciclo, a qualificação das águas abertas mudou. Primeiro serão distribuídas três vagas pelo Mundial de 2023, com as demais saindo do Mundial de 2024, que será no início do ano no Catar. “Penso em 2024 sim, se eu falasse que não seria hipocrisia da minha parte. Mas a gente está com o pé no chão, querendo muito estar bem e feliz e poder estar em um campeonato internacional”, disse Ana Marcela.

Em meio à recuperação ainda deu tempo de uma grande mudança na vida pessoal de Ana Marcela Cunha. A atleta se casou no último fim de semana com a preparadora física Juliana Melhem. Elas assumiram o namoro publicamente no ano passado e oficializaram a união no sábado (31). “O Sim mais certo da vida”, escreveu Ana em um post nas redes sociais.

Mas após o casamento, agora é momento de focar na reta final de preparação para o retorno às competições. “Tenho aproveitado cada dia e cada momento para tentar estar no meu 100% o mais rápido possível dentro de tudo que podemos fazer”, comentou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Maratona Aquática