Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha brilha no fim e vence o Rainha do Mar

A nadadora brasileira superou grande rivais estrangeiras para faturar o título na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Ana Marcela Cunha nadando em etapa da Copa do Mundo de natação em águas abertas - Paris 2024 VIviane Jungblut
(Foto: Jonne Roriz/COB)

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou o título do Rainha do Mar, em prova disputada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ela já havia vencido o evento em 2014 e 2017, mas quando a competição era realizada em formato de revezamento junto com nadadores masculinos. A compatriota Viviane Jungblut acabou na segunda colocação.

Sobre a prova

Na primeira bateria, Ana Marcela Cunha começou puxando o pelotão e abrindo um corpo de vantagem. Ela finalizou em primeiro lugar, seguida pela alemã Leonie Beck. As brasileiras Thaís Santana e Vitória Lovatel, essa de apenas 13 anos de idade, e a argentina Candela Giordanino foram as primeiras eliminadas ao final da parcial.

Na sequência, as atletas realizaram duas voltas no circuito, onde as duas últimas colocadas na segunda bateria não iriam avançar para a disputa final. Liderando desde o início, a gaúcha Viviane Jungblut terminou em primeiro, ao lado da francesa Océane Cassignol. Ana Marcela, Gabrielle Roncatto e Leonie Beck também se classificaram à decisão do Rainha do Mar. Por outro lado, fim de prova para a equatoriana Samantha Arévalo e Cibelle Jungblut, irmã mais nova da Viviane.

No duelo decisivo, Viviane começou imprimindo um ritmo forte e colocando distância sobre as adversárias. Mais tarde, Ana Marcela Cunha encurtou a diferença, mas viu a nadadora da França ultrapassá-la na volta corrida na areia. Ao fim da segunda parcial, Océane assumiu a liderança e tentou abrir um bom tempo sobre as rivais. No entanto, Ana Marcela acelerou pela esquerda, abriu grande vantagem e sacramentou seu título em Copacabana.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Maratona Aquática