Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio-2020 planeja fazer evento-teste do atletismo com público em maio

Competição será no Estádio Olímpico de Tóquio e deverá contar inclusive com a presença de atletas internacionais

Estádio Olímpico Tóquio-2020 Jogos Paralímpicos
O Estádio Olímpico de Tóquio receberá o evento-teste de atletismo dia 9 de maio (Uta Mukuo/Toquio-2020)

Na corrida contra o tempo para finalizar a preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o comitê organizador irá retomar a realização dos eventos-testes das arenas de Tóquio-2020. O primeiro acontecerá no próximo final de semana, com o rúgbi em cadeira de rodas. Mas a principal novidade no anúncio feito na última segunda-feira (29) é que o evento-teste de atletismo, previsto para o dia 9 de maio, será realizado no Estádio Olímpico com a presença de público e também com atletas estrangeiros.

Segundo o diretor de entregas de Tóquio-2020, Hidemasa Nakamura, o planejamento prevê a realização de 18 eventos-testes até a abertura dos Jogos. Estes eventos acontecem normalmente antes de qualquer Olimpíada e Paralimpíada, para avaliar o funcionamento das arenas.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

O “ensaio geral” também serve para aprimorar o trabalho das pessoas que atuam na organização. Antes do adiamento dos Jogos em razão da pandemia do coronavírus, no ano passado, o único evento realizado havia sido da escalada esportiva. Em novembro passado, foi divulgado um calendário atualizado destes eventos.

O fato de estar programado para acontecer em maio joga a favor da pretensão dos organizadores em ver o evento-teste de atletismo acontecer com a presença de torcedores e também com a participação de atletas de outros países. A aposta é que a situação da pandemia no Japão esteja mais controlada até lá.

Ainda assim, os japoneses não vão abrir mão de colocar em ação todos os rigorosos protocolos de segurança sanitária, que já foram divulgados há cerca de dois meses. Serão limitados os contatos, evitando apertos de mãos e com os atletas orientados a manter uma distância de pelo menos dois metros entre eles. Os torcedores que estiverem no estádio serão instruídos a apoiar os atletas apenas com palmas. Cantos e gritos não serão permitidos durante a competição.

Não se sabe ainda quantas pessoas poderão acompanhar o evento-teste do atletismo. O Estádio Olímpico tem capacidade para receber 68.089 pessoas, mas possivelmente receberá no máximo 30% deste total durante os Jogos. E apenas com torcedores japoneses.

Também deverão contar com presença de torcedores os eventos-testes de saltos ornamentais, nado artístico, polo aquático e maratona, este na cidade de Sapporo, para onde a prova foi transferida em 2019. A justificativa, na época, era para fugir do forte calor do verão em Tóquio e não castigar os atletas.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020