Siga o OTD

Tóquio 2020

No estilo Libertadores, Fiba define grupos de Tóquio-2020 na terça

Grupos do masculino só serão fechados após os Pré-Olímpicos mundiais, no final de junho. Torneio olímpico feminino já tem participantes conhecidos

Fiba torneio olímpico basquete
Os sorteios dos grupos dos torneios de basquete em Tóquio serão realizado na sede da Fiba, na Suíça (Reprodução/Fiba

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) parece ter se inspirado nos famosos sorteios da Taça Libertadores de futebol e definirá os grupos do torneio olímpico masculino sem todas as equipes conhecidas. A divisão dos grupos será realizada na próxima terça-feira (2), em sua sede, na Suíça, sem a presença de público devido à pandemia do coronavírus, com transmissão em seus canais no YouTube e Facebook.

Os fãs do futebol sul-americano conhecem bem o modelo “sorteio Libertadores”. Devido às diferenças de calendário do futebol na América do Sul, os representantes dos países participantes nem sempre são conhecidos na data em que a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realiza o sorteio. Daí o festival de “Bolívia 2”, “Equador 3” ou até “Brasil 4” que foram registrados.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Guardadas às proporções, é o que a Fiba fará no sorteio do torneio masculino da Olimpíada de Tóquio-2020. Das 12 seleções participantes, quatro delas ainda não são conhecidas. Isso só acontecerá após a realização dos quatro pré-olímpicos mundiais, previstos para os dias 29 de junho e 4 de julho.

A seleção brasileira masculina de basquete ainda sonha com uma destas quatro vagas. A equipe comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic participará do torneio em Split, na Croácia, ao lado de Tunísia e os donos da casa, no Grupo B, enquanto Alemanha, Rússia e México integram o Grupo A. Somente o campeão da competição irá à Olimpíada. Uma tarefa bem complicada que o Brasil terá pela frente, convenhamos.

As oito seleções já classificadas são Nigéria (África), Argentina e Estados Unidos (Américas), Irã e Japão (Ásia), França e Espanha (Europa) e Austrália (Oceania).

Confira aqui os grupos e participantes do Pré-Olímpico masculino:

As 24 seleções que disputarão os pré-olímpicos mundiais. O Brasil tentará a vaga no torneio de Split, na Croácia (Reprodução/Fiba)

No sorteio, os quatro campeões destes pré-olímpicos serão distribuídos ao longo de três grupos de quatro seleções, na nova fórmula de disputa do basquete em Tóquio-2020.

A Fiba fez um vídeo para explicar como será a distribuição.

Feminino definido

O sorteio do torneio olímpico feminino não terá estas indefinições. Como os pré-olímpicos aconteceram na era pré-pandemia, em fevereiro do ano passado, as 12 seleções participantes já são conhecidas. O Brasil, como se sabe, não passou pelo Pré-Olímpico realizado na França e está fora dos Jogos.

Estarão em Tóquio as equipes da Nigéria (África), Canadá, Porto Rico e Estados Unidos (Américas), China, Japão e Coreia do Sul (Ásia), Bélgica, França, Sérvia e Espanha (Europa), e Austrália (Oceania).

Veja como será, segundo a Fiba, o procedimento do sorteio do torneio olímpico feminino de basquete:

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020