Siga o OTD

Judô

Ellen Froner supera grave lesão e volta a sonhar com Paris 2024

Depois de oito meses longe dos tatames por conta de lesão no joelho, Ellen Froner disputará o Grand Prix de Portugal

Ellen Froner está com judogi azul e sorri para foto; ela disputará o Grand Prix de Portugal de judô
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

A estreia da seleção brasileira de judô tem sua estreia no Circuito Mundial marcada para o próximo final de semana, no Grand Prix de Portugal. A delegação verde-amarela conta com 21 atletas, incluindo Ellen Froner (70kg), que retorna às competições após quase oito meses afastada dos tatames por conta de uma grave lesão no joelho e pode voltar a sonhar com Paris 2024.

“Os próximos meses são foco e preparação total para as competições, até eu ter pontos suficientes para lutar as Olimpíadas. Preciso trabalhar bastante, pois tenho muitas coisas a melhorar”, avalia. “Em Portugal, eu espero dar o meu melhor. Estou me sentindo muito bem para competir, meu corpo está muito melhor depois de duas cirurgias no joelho e uma no ombro. O Grand Prix vai ser para voltar ao tatame internacional, sentir as meninas e competir bem.”

A lesão

Ellen empolgou a torcida brasileira em 2023, com um ótimo desempenho no Grand Slam de Paris, onde conquistou a medalha de bronze. Isso depois de passar 2022 inteiro recuperando-se de outra lesão também no joelho. Alguns meses depois, a história se repetiu durante um treinamento em seu clube e Ellen teve de encarar mais uma cirurgia e quase um ano de tratamentos para curar outras lesões ligamentares no joelho.

“Eu estava muito preparada para o Mundial e tinha acabado de ‘medalhar’ em Paris. Estava me sentindo 100%. Quando a lesão aconteceu, eu tomei um balde de água fria na cabeça. Meu objetivo era aquele Mundial e eu me machuquei sete dias antes de viajar, então fiquei muito chateada. Fora isso, ainda tinha o objetivo das Olimpíadas”, relembra ela, que ficou fora do Mundial de Doha, no ano passado.

O retorno

O retorno oficial às competições aconteceu em dezebro passado, no Troféu Brasil de Judô, em que a judoca do Esporte Clube Pinheiros ficou na quinta colocação. Apesar de ter saído sem a medalha, seu objetivo na competição foi atingido: saber como estava o próprio corpo. Agora, ela disputa o circuito internacional e volta à luta por uma vaga olímpica para os Jogos de Paris 2024.

“Voltar no Troféu foi muito bom, porque quando a gente fica muito tempo parado, parece que estamos treinando sem objetivo. Quando o sensei fala da competição, a gente acaba se dedicando mais, cuidando do peso e focando no que temos em mente. É muito mais fácil trabalhar assim. Quando fui lutar, me senti super bem. Não fui para ser campeã ou a melhor, mas sim para ver como estava meu corpo, seja a força ou como ia desenvolver a luta”, explicou.

O Grand Prix de Portugal de judô acontecerá entre 26 e 28 de janeiro, em Odivelas. O Brasil terá 21 atletas, sendo nove mulheres e 12 homens. Em seguida, a equipe disputará o Grand Slam de Paris, na França, mesmo palco onde Ellen Froner brilhou no ano passado. A competição ocorrerá entre 2 e 4 de fevereiro.

Atletas brasileiros no Grand Prix de Portugal de judô:

Equipe Feminina
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau)
48kg — Aléxia Nascimento (Pinheiros)
52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação)
63kg — Gabriella Mantena (Minas Tênis Clube)
63kg — Nauana Silva (Pinheiros)
70kg — Ellen Froner (Pinheiros)
70kg — Luana Carvalho (Umbra-Vasco da Gama)
78kg — Karol Gimenes (Pinheiros)
+78kg — Giovanna Santos (Flamengo)

Equipe Masculina
60kg — Michel Augusto (SESI-SP)
60kg — Chrystian Silva (Paineiras do Morumby)
66kg — Luis Rossetim (Paineiras do Morumby)
66kg — Ronald Lima (Pinheiros)
73kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação)
73kg — Vinicius Ardina (SESI-SP)
81kg — João Macedo (Sogipa)
100kg — Rafael Buzacarini (Pinheiros)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa)
+100kg — Rafael Silva (Pinheiros)
+100kg — João Cesarino (Instituto Reação)

*Da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô