Neste domingo (4), o Brasil encerrou sua participação no Open Pan-Americano de Santiago, no Chile. Depois das sete medalhas conquistadas no sábado pelos atletas das categorias mais leves, os judocas que lutaram neste domingo levaram o país ao pódio mais oito vezes, totalizando 15 conquistas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Os lutadores Vinícius Panini (81kg), Gustavo Assis (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg) foram campeões em suas categorias. Por outro lado, Rafael Macedo (90kg) e Eduarda Rosa (70kg) foram prata. Por fim, os judocas Henrique Bothomé (81kg) e Lucas Lima (100kg) ficaram com medalhas de bronze.
- Sesi bate o Corinthians no Paulista feminino por 63 a 48
- Por aclamação, CBVD elege José Wilton Santos presidente
- Alex Malacarne sofre lesão e não compete no XCO no Canadá
- Motivado pela Copa Nacional, Sesc Flamengo estreia no Carioca
- Laura Pigossi almeja Top-90 do ranking e Australian Open
Antes disso, Thayná Lemos (52kg), Thayane Lemos (57 kg) e Ketleyn Quadros (63kg) foram ouro no feminino. Na sequência, Eric Takabatake (66kg) e Chrystian Diógenes (60kg) acabaram com a prata, enquanto Gabriel Falcão e Jeferson Santos Jr. (ambos no 73kg) finalizaram com o bronze.
Com isso, o Brasil fechou a competição em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com uma campanha de sete ouros, quatro pratas e quatro bronzes.
Por fim, a competição valeu pontos no ranking classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão entre os dias 20 outubro e 5 de novembro. Apenas os nove melhores colocados de cada categoria neste ranking se classificam para os Jogos. Além disso, a medalha de ouro no Open vale 200 pontos e a Confederação Pan-Americana de Judô deve divulgar a nova listagem nos próximos dias.
*Com informações da Confederação Brasileira de Judô