Siga o OTD

Judô

Brasil fatura dois bronzes no segundo dia em Zagreb

Daniel Cargnin Ketleyn Quadros foram ao pódio após um primeiro dia sem finais da seleção brasileira no Grand Prix da Croácia. Domingo tem Mayra e Baby no tatame

Ketleyn Quadros judô medalha de bronze Grand Prix de Zagreb de judô Daniel Cargnin Guilherme Schimidt
(Gabriela Sabau/IJF)

O Brasil se recuperou com estilo de um primeiro dia sem finais no Grand Prix de Zagreb de judô. Neste sábado (16), segundo dia se competições na capital da Croácia, a seleção chegou com quatro atletas em lutas por medalhas de bronze e conquistou duas, com Daniel Cargnin e Ketleyn Quadros. Cargnin disputou a dele contra outro brasileiro, o jovem e surpreendente Pedro Medeiros. Guilherme Schimidt chegou perto, mas acabou em quinto. Vale dizer que o torneio já conta pontos para a corrida olímpica rumo a Paris-2024, iniciada no Grand Slam de Budapeste na semana passada.

Apesar de ficar fora do pódio, Pedro Medeiros (73kg) foi destaque. Com apenas 21 anos, fez a estreia em um torneio de alto nível do circuito mundial adulto de judô e derrotou na segunda luta ninguém menos do que o georgiano Lasha Shavdatuashvili, líder no ranking e medalhista olímpico nos três últimos Jogos. Foi campeão em Londres, bronze no Rio e prata em Tóquio. Pedro ganhou com autoridade, aplicando um waza-ari nos primeiros segundos de luta e outro na metade do duelo (veja abaixo). Antes, na estreia, o brasileiro bateu o polonês Wiktor Mrowczynski e, depois, pelas quartas, perdeu para o cubano Magdiel Estrada. Ele se recuperou na repescagem vencendo o francês Kilian Le Blouch e foi disputar o bronze contra Daniel Cargnin. Deixa a Croácia com um quinto lugar.

Daniel Cargnin (73kg) foi mais longe e chegou até a semifinal, onde perdeu pelo italiano Manuel Lombardo, que havia sido derrotado pelo brasileiro nas quartas de final em Tóquio quando ambos estavam na categoria até 66 quilos. Desta vez, o italiano levou a melhor e jogou Cargnin, bronze nos Jogos do ano passado, para a luta do bronze do Grand Prix de Zagreb contra Pedro Medeiros. Para chegar na semifinal, o brasileiro venceu o francês Enzo Gibeli na primeira rodada, depois o ganês Faye Njie, o búlgaro Mark Hristov e o esloveno Martin Hojak.

Ketleyn Quadros e Guilherme Schimidt

Ketleyn Quadros (63kg) começou o dia no Grand Prix de Zagreb de judô superando a italiana Flavia Favorini e avançando para as quartas de final. Lá passou pela croata Iva Oberan e chegou à semifinal, onde caiu para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na disputa pelo bronze venceu a israelense Giri Sharir.

Guilherme Schimidt (81kg) voltou fazer uma boa campanha após ser campeão do Grand Slam de Antalya e de Budapeste esse ano. Além de vencer o Pan-Americano e da Oceania. Ano passado, ele já havia chegado à final em Zagreb e ficou com a medalha de prata. Desta vez, a campanha começou com vitória sobre Nicolas Yonezuka, dos Estados Unidos, depois em cima do italiano Kenny Bedel e do marroquino Achraf Moutii. Na semifinal, perdeu para o azeri Saeid Mollaei, que vinha de uma prata no Grand Slam de Budapeste. Na disputa do bronze, Schimidt perdeu para o georgiano Tato Grigalashvili nas punições, após quase três minutos de golden score.

Portela em sétimo

Maria Portela (70kg) chegou perto da medalha. Ela perdeu na repescagem para a venezuelana Elvismar Rodriguez e saiu com a sétima colocação. A brasileira começou batendo a mongol Enkhchimeg Tserendulam na primeira rodada. Depois eliminou a dinamarquesa Emilie Sook e caiu nas quartas para a croata Lara Cvjetko, sendo encaminhada para a repescagem. O dia teve ainda Tamires Crude (63kg) sendo eliminada na segunda rodada, para a espanhola Cristina Perez, após vencer a dinamarquesa Helene Christensen. Por fim, Luana Carvalho (70kg) e Vinicius Panini (81kg) foram derrotados na primeira rodada, pela uzbeque Nodira Yuldasheva e pelo português João Fernando.

A seleção de judô volta a competir neste domingo (17), último dia do Grand Prix de Zagreb de judô, a partir das 5h pelo horário de Brasília. Lutam Giovanna Santos (+78kg), Mayra Aguiar (78kg), André Humberto (100kg), Rafael Macedo (90kg), Luanh Rodrigues (90kg), André Humberto (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô