Siga o OTD

Judô

Guilherme Schimidt conquista o ouro no GS de Budapeste

Guilherme Schimidt vence cinco lutas, passa por medalhista olímpico e conquista o ouro no Grand Slam de Budapeste

Guilherme Schimidt Grand Slam de judô de Budapeste
Guilherme Schimidt vibra no Grand Slam (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O brasileiro Guilherme Schimidt conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Budapeste de judô, neste sábado (09). Com um campanha impecável, ele venceu cinco atletas para ser campeão da categoria até 81kg. Na final, ele bateu Saeid Mollaei, iraniano que compete pela bandeira do Azerbaijão, e que foi medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio. É a segunda medalha do Brasil na competição, depois da prata de Rafaela Silva no primeiro dia de disputas.

+ Guilherme Porto é ouro no Pan Sub-20 de wrestling e garante vaga no Mundial

Sexto colocado do ranking mundial, Guilherme Schimidt entrou no torneio como cabeça de chave número 3. Assim, ele ficou de bye na primeira rodada e fez sua estreia contra o alemão Tim Gramkow, aplicando um ippon na reta final da luta. Depois, teve uma luta muito complicada contra Askerbii Gerbekov, russo que compete pelo Bahrain.

Gerbekov aplicou um golpe no brasileiro faltando um minuto para o fim da luta. A princípio, a arbitragem anotou ippon, mas após revisão de vídeo, voltou atrás e assinalou waza-ari. Schimidt seguiu na luta, ainda que tivesse pouco tempo para reverter a situação. Ele partiu para o ataque e conseguiu forçar uma terceira punição ao rival, faltando apenas 13 segundos para o término do combate.

Pelas quartas de final, Guilherme Schimidt teve mais tranquilidade contra o canadense François Drapeau e aplicou dois waza-aris para vencer. Já na semi, o brasileiro superou o turco Vedat Albayrak, terceiro colocado do ranking mundial, por waza-ari. Na finalíssima, teve Saeid Mollaei, um dos grandes favoritos ao título. Após uma luta nervosa, o duelo foi para o golden score, onde o brasileiro forçou três shidôs ao adversário e saiu vitorioso.

Talento precoce

Esta é a segunda medalha de Guilherme Schimidt em Grand Slams. Em abril, ele já havia faturado o ouro em Antalya, na Turquia. Com apenas 21 anos, o atleta do Minas Tênis Clube já se consolida como uma das grandes forças do judô mundial rumo a Paris 2024. Além do sexto lugar no ranking mundial, Schimidt é atual bicampeão pan-americano de judô.

Ketleyn Quadros fica no quase

Entre outros brasileiros que competiram no dia, quem chegou perto de uma medalha foi Ketleyn Quadros, na categoria até 63kg. A medalhista olímpica venceu duas lutas para chegar na semifinal, passando pela alemã Nadja Bazynski e pela cubana Maylin Carvajal. Na semi, porém, foi derrotada pela polonesa Angelika Szymanska, por ippon. Encaminhada à disputa do bronze, perdeu para a rival venezuelana Anriquelis Barrios por waza-ari e terminou em quinto lugar.

Outros brasileiros

Todos os outros brasileiros não passaram da segunda rodada. Luana Carvalho foi a única a vencer um combate, contra a mongol Enkhchimeg Tserendulam, mas perdeu para a alemã Miriam Butkereit, que viria a ser medalha de prata na categoria até 70kg. Também entre as pesos médios, Maria Portela era cabeça de chave e entrou na disputa já na segunda rodada, onde caiu diante da japonesa Saki Niizoe, que faturou o ouro mais tarde.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O medalhista olímpico Daniel Cargnin também ficou de bye na primeira rodada da categoria até 73kg e estreou contra o azeri Rustam Orujov, perdendo no golden score. Na mesma categoria, Julio Cesar Koda perdeu para o uzbeque Shakhram Akhadov na primeira luta. Na até 81kg, Vinicius Panini caiu diante do porto-riquenho Adrian Gandia. Já na até 63kg, Tamires Crude perdeu para a cazaque Moldir Narynova.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô