Siga o OTD

Judô

Rafael Macedo é prata em Zagreb; Mayra Aguiar fica com bronze

Seleção brasileira deixa a competição na Croácia com quatro pódios, sendo três deles ocupando o terceiro lugar. Outros cinco representantes do país lutaram no último dia de disputas

Rafael Macedo judô Grand Prix de Zagreb de judô Mayra Aguiar prata bronze
(Gabriela Sabau/IJF/arquivo)

Rafael Macedo cravou o melhor resultado brasileiro no Grand Prix de Zagreb de judô ao conquistar a medalha de prata neste domingo (17), último dia de lutas. Mayra Aguiar também foi ao pódio, com um bronze, o terceiro do Brasil na competição. Sendo assim, a seleção sai da capital da Croácia com quatro medalhas, a 13ª melhor campanha dentre os 40 países participantes. A Holanda e o Japão somaram dois ouros e dois bronzes, o melhor desempenho.

A campanha de Rafael Macedo (90kg) foi perfeita até a final. Ele começou derrotando o turco Omer Aydin, depois passou pelo húngaro Gergely Nerpel e por Dzhakhongir Madzhidov, do Tajiquistão. A vaga na decisão veio com vitória em cima do alemão atual vice campeão olímpico Eduard Trippel, e na disputa do ouro, melhor para o georgiano Beka Gviniashvili, campeão do Grand Slam de Tbilisi e bronze no de Budapeste nesta temporada.

“Estou muito feliz com o resultado e com as lutas. Foi a última competição antes do Mundial, que é o objetivo principal do ano. Estamos no caminho certo”, disse. “Todas as lutas foram duríssimas. Não tem luta fácil nessas competições. Mas acredito que a segunda luta, quando eu estava perdendo e tive que virar o placar, foi um momento mental que tive que superar”, concluiu Rafael Macedo.

Tropeço britânico

Mayra Aguiar (78kg) teve o caminho facilitado pelo cancelamento da luta contra a francesa Chloe Buttigieg na segunda rodada. Como a brasileira entrou no Grand Prix de Zagreb como cabeça de chave, foi entrar no tatami já nas quartas de final, contra a croata Petrunjela Pavic, e venceu. Na semifinal, Mayra, dona de três medalhas de bronze olímpicas, caiu para a britânica Natalie Powell e foi para a disputa do bronze. Lá, derrotou a holandesa Karen Stevenson e confirmou mais um pódio na carreira.

Baby e Bolo

O último dia da competição croata de judô teve mais cinco brasileiros sendo que Rafael Silva (+100kg) teve o melhor resultado entre eles, caiu na repescagem e ficou com a sétima colocação. Rafael Buzacarini (100kg) chegou na terceira rodada, e Giovanna Santos (+78kg), André Humberto (100kg) e Luanh Rodrigues (90kg) caíram na primeira. O próximo desafio previsto no calendário da Federação Internacional de Judô é o Mundial de Tashkent, no Uzbequistão, em outubro. Aqui pelo continente americano, porém, ocorrerá três abertos pan-americanos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Judô