Siga o OTD

Judô

Rafael Macedo é prata em Zagreb; Mayra Aguiar fica com bronze

Seleção brasileira deixa a competição na Croácia com quatro pódios, sendo três deles ocupando o terceiro lugar. Outros cinco representantes do país lutaram no último dia de disputas

Rafael Macedo judô Grand Prix de Zagreb de judô Mayra Aguiar prata bronze Troféu Brasil de judô
(Gabriela Sabau/IJF/arquivo)

Rafael Macedo cravou o melhor resultado brasileiro no Grand Prix de Zagreb de judô ao conquistar a medalha de prata neste domingo (17), último dia de lutas. Mayra Aguiar também foi ao pódio, com um bronze, o terceiro do Brasil na competição. Sendo assim, a seleção sai da capital da Croácia com quatro medalhas, a 13ª melhor campanha dentre os 40 países participantes. A Holanda e o Japão somaram dois ouros e dois bronzes, o melhor desempenho.

A campanha de Rafael Macedo (90kg) foi perfeita até a final. Ele começou derrotando o turco Omer Aydin, depois passou pelo húngaro Gergely Nerpel e por Dzhakhongir Madzhidov, do Tajiquistão. A vaga na decisão veio com vitória em cima do alemão atual vice campeão olímpico Eduard Trippel, e na disputa do ouro, melhor para o georgiano Beka Gviniashvili, campeão do Grand Slam de Tbilisi e bronze no de Budapeste nesta temporada.

“Estou muito feliz com o resultado e com as lutas. Foi a última competição antes do Mundial, que é o objetivo principal do ano. Estamos no caminho certo”, disse. “Todas as lutas foram duríssimas. Não tem luta fácil nessas competições. Mas acredito que a segunda luta, quando eu estava perdendo e tive que virar o placar, foi um momento mental que tive que superar”, concluiu Rafael Macedo.

Tropeço britânico

Mayra Aguiar (78kg) teve o caminho facilitado pelo cancelamento da luta contra a francesa Chloe Buttigieg na segunda rodada. Como a brasileira entrou no Grand Prix de Zagreb como cabeça de chave, foi entrar no tatami já nas quartas de final, contra a croata Petrunjela Pavic, e venceu. Na semifinal, Mayra, dona de três medalhas de bronze olímpicas, caiu para a britânica Natalie Powell e foi para a disputa do bronze. Lá, derrotou a holandesa Karen Stevenson e confirmou mais um pódio na carreira.

Baby e Bolo

O último dia da competição croata de judô teve mais cinco brasileiros sendo que Rafael Silva (+100kg) teve o melhor resultado entre eles, caiu na repescagem e ficou com a sétima colocação. Rafael Buzacarini (100kg) chegou na terceira rodada, e Giovanna Santos (+78kg), André Humberto (100kg) e Luanh Rodrigues (90kg) caíram na primeira. O próximo desafio previsto no calendário da Federação Internacional de Judô é o Mundial de Tashkent, no Uzbequistão, em outubro. Aqui pelo continente americano, porém, ocorrerá três abertos pan-americanos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô