Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil fecha o segundo dia do judô com seis medalhas

Todos os judocas brasileiros que subiram ao tatame, neste domingo (25), saíram com medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima

CPB

No segundo dia do judô todos os brasileiros subiram no pódio dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Neste domingo (25), o país saiu com seis medalhas do tatame, com destaque para os ouros de Luan Pimentel, Lucia Araujo e Meg Rodrigues.

“Já tinha dado entrevista nos últimos dias falando que queria tentar conquistar o ouro, mas o mais importante era conseguir competir bem, lutar bem. E hoje foi um dia que eu estive muito bem, fiz tudo que pensei, consegui desenvolver minha luta no chão bem, que é de onde eu venho que é o Jiu-Jitsu. Estou muito feliz com com a medalha e com que eu fiz”, disse Luan Pimentel.

“Eu gostei das lutas. A primeira foi a mais difícil, e que definiu a medalha de ouro, contra a adversária mais forte, que é a Rebeca Silva, foi uma luta longa, cansativa. Estou muito feliz, estava com uma torcida muito grande de toda a minha família, mandando vibrações, orações e consegui ir bem no tatame hoje”, disse Meg Rodrigues.

Até 73kg masculino 

Luan Pimentel abriu sua participação com um duelo complicado contra o americano Anthony Ferraro. No combate, mesmo buscando sempre os golpes, o brasileiro teve dificuldades para conseguir encaixar eles mantendo o duelo empatado durante quase todo o tempo. O zero só saiu do placar na reta final, quando Luan conseguiu finalizar uma técnica e saiu com a vitória.

Em seu segundo combate do dia, Luan dominou o mexicano Raúl Ortiz. Mandando no combate o tempo todo, o brasileiro conseguiu a vitória por imobilização. seguida de estrangulamento, que resultou em mais um ippon. Na terceira luta do dia, o judoca do Brasil teve como oponente Juan Castellanos, da Colômbia. No confronto, mais uma vez Luan ditou o ritmo e resolveu em poucos minutos, saindo com o triunfo por ippon.

Na última luta do dia, Luan Pimentel não precisou de mais de 28 segundos para vencer. Com uma chave de braço o brasileiro fez Rodolfo Ramirez bater e terminou os jogos Parapan-Americanos com a medalha de ouro na categoria até 73kg.

Até 57 feminino

Na primeira luta da categoria, Lucia Araujo se impôs. Enfrentando Liana Mutia, dos Estados Unidos, a brasileira controlou todas as ações do duelo e saiu com a vitória por ippon. Em seu segundo combate do dia, Lucia Araujo teve pela frente a argentina Laura Gonzalez. Sem tomar conhecimento, a brasileira venceu mais uma e terminou os Jogos Parapan-Americanos de Lima com a medalha de ouro.

Acima de 70kg feminino 

Um duelo de Brasil contra Brasil abriu a categoria nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Rebeca Silva teve pela frente Meg Rodrigues. Durante alguns momentos da luta parecia que nenhuma das duas atletas gostaria de estar naquela situação, de enfrentar uma companheira de treino. Por conta disso, a duelo foi bem arrastado, com Meg e Rebeca recebendo punições por falta de combatividade e com a vitória sendo definida no minuto final, por ippon através  de imobilização de Meg.

Alexandre Schneider/EXEMPLUS/CPB

Na sequência da categoria, Rebeca Silva se recuperou. No combate contra Katie Davis, dos Estados Unidos, a brasileira precisou de poucos segundos para conseguir o golpe perfeito e conquistar a primeira vitória do dia. Já Meg Rodrigues teve pela frente a venezuelana Danitza Sanabria e conseguiu seu segundo triunfo nos Jogos Parapan-Americanos de Lima por imobilização.

Fechando as lutas da categoria, Rebeca Silva enfrentou a venezuelana Danitza Sanabria e, assim como Meg, definiu o duelo rapidamente com um golpe perfeito, saindo com o ippon e a medalha de prata.

No último duelo da categoria mais pesada do judô paralímpico feminino, Meg Rodrigues precisou de apenas um golpe para vencer a americana Katie Davis por ippon e sair com a medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Até 81kg masculino

Abrindo a participação brasileira Harlley Pereira teve pela frente o cubano Gerardo Rodriguez. Apesar das tentativas de aplicar os golpes, o brasileiro acabou sendo derrotado, por dois wazari que resultaram em um ippon. Em seu segundo combate do dia, Harlley não deu chances para o americano Nathan Ostergaard, vencendo por ippon em poucos segundos.

Em sua terceira luta do dia, o brasileiro teve como oponente Eduardo Avila, do México. Em duelo igual, o judoca mexicano acabou sendo mais certeiro nas técnicas que tentou e saiu com a vitória. Fechando o dia, Harlley teve pela frente Antero Villalobos, do Peru. Sem dar chance para o azar, o representante do Brasil resolveu em poucos segundos, venceu por ippon com um lindo golpe e confirmou a conquista da medalha de bronze.

Até 70kg feminino

A “final” da categoria aconteceu na luta de abertura. Alana Maldonado abriu sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima contra a mexicana Lenia Ruvalcaba. No confronto, que contém uma certa rivalidade já pelo número de vezes que se enfrentaram nos últimos anos, as duas judocas começaram se respeitando. Depois dos primeiros movimentos, Lenia buscou os golpes mais cedo do que a brasileira, conseguindo gerar um pouco mais de volume de luta e bloqueando as tentativas de Alana.

Com isso, a representante do Brasil passou a sofrer punições da arbitragem por falta de combatividade. Pressionada e sem conseguir atacar, Alana foi sendo penalizada seguidas vezes, sendo derrotada por punições. Na sequência do seu dia, a brasileira não tomou conhecimento das demais adversárias, não precisando de mais de um minuto para superar cada uma das três adversárias que faltavam.

Contra Christella Garcia, dos Estados Unidos, Nadia Boggiano, da Argentina, e a americana Cynthia Simon a vitória veio por ippon logo nos primeiros movimentos. Com isso, Alana Maldonado repetiu o feito de Toronto 2015 e acabou com a medalha de prata na categoria até 70kg.

Mais em Parapan 2019