Siga o OTD

Parapan 2019

Parapan: Brasil luta muito, mas perde para favoritos no rugby

Seleção Brasileira tropeça diante de Canadá e Estados Unidos, principais países na briga pelo ouro em Lima. No entanto, equipe mantém a força na briga por pódio

Depois de estrear com uma vitória contundente diante da Colômbia, o Brasil não teve a mesma sorte ao longo deste sábado (24) e amargou dois tropeços no rugby em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Os rivais de hoje foram Canadá e Estados Unidos, principais candidatos na corrida pela medalha de ouro na competição. Apesar das derrotas, a equipe lutou de igual para igual e mantém a confiança para a sequência do evento na capital peruana.

Principal nome da Seleção Brasileira até aqui, Júlio Braz seguiu com a alta média de tries. Na estreia, anotou 20. Diante do Canadá, primeiro adversário do dia, garantiu mais 14. Após o primeiro tempo, a diferença no placar era de apenas cinco pontos em favor dos canadenses, que souberam administrar ao longo da partida.

O time da América do Norte ainda aumentou a vantagem aos poucos e conquistou margem confortável no marcador. Querendo o resultado positivo, o Brasil teve de arriscar para correr atrás do prejuízo, tanto que aumentou o rendimento ofensivo nos últimos dois períodos. Nada feito. Triunfo do Canadá por 58 a 43.

Mais tarde, o elenco brasileiro voltou para a quadra para medir forças com os Estados Unidos. Em determinados momentos, conseguiu equilibrar as ações. Com forte marcação e consistência defensiva, os americanos seguraram o ímpeto verde e amarelo. Através de Charles Aoki (19 tries) e Josua Wheeler (12), dispararam na contagem e definiram o resultado em 55 a 35.

Mesmo com os placares negativos em Lima, a expectativa por pódio nos Jogos Parapan-Americanos é muito grande. Por enquanto, o Brasil ocupa a terceira posição com dois pontos conquistados, atrás somente de Estados Unidos, que tem seis, e Canadá, com quatro. Além disso, o país segue como uma das potências do rugby em cadeira de rodas e marca presença no Top 10 mundial da modalidade.

Os seis times que disputam o torneio se enfrentam em turno único, classificando os quatro primeiros colocados para a semifinal, que acontece no dia 26. As finais serão disputadas no dia 27.

Mais em Parapan 2019