Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Com mais dois ouros, Brasil chega a 10 e é campeão do atletismo

Com dez ouros, 12 pratas e oito bronzes, Brasil sagrou-se campeão geral do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli

Brasil campeão geral do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli 2021
Wagner Carmo/CBAt

Com mais duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no último dia de competições, o Brasil sagrou-se campeão geral do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cáli, na Colômbia. No total, o país somou 10 primeiros lugares, 12 segundos e oito terceiros, seguido por Cuba (9 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze) e Equador (9 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

Mirelle Leite faturou a medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos (Wagner Carmo/CBAT)

No quinto e último dia de competições, no Estádio Pascual Guerrero, a indígena Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE) levou o ouro nos 3.000 m com obstáculos com o tempo de 10:28.69. A peruana Veronica Huacasi ficou com a prata (10:39.70) e a colombiana Stefany Lopez com o bronze (10:47.82).

+Brasil conquista dois ouros no vôlei de praia

Mirelle é de Pesqueira, Pernambuco, treina com José Hildo Santos e é um exemplo de superação. Descendente da etnia indígena Xukuru tem apenas 20 anos, mas já enfrentou problemas sérios como a expulsão de sua reserva, o assassinato do pai, a responsabilidade sobre nove irmãos por ser a mais velha, o trabalho como diarista e a maternidade aos 15 anos – o filho Lucas Gabriel tem 4 anos. Corria descalça. Mas vem se destacando pelos seus bons resultados no atletismo.

O segundo ouro do Brasil na última noite do atletismo em Cáli foi no revezamento 4 x 400 m misto (Wagner Carmo/CBAt)

O segundo ouro do Brasil na última noite de disputas do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior veio no revezamento 4×400 m misto – prova que estreou no programa olímpico este ano em Tóquio e na qual o Brasil tem a medalha de prata no último Mundial de Revezamentos da Silésia, na Polônia. Desta vez o ouro veio com João Falcão Cabral, Tiffani Marinho, Chayenne da Silva e Douglas Hernandes Mendes em 3:18.54. A Colômbia foi prata (3:23.79) e a República Dominicana, bronze (3:28.28).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Desse grupo, Chayenne levou ouro nos 400 m com barreiras e nos 4×400 m feminino e Tiffani Marinho bronze nos 400 m e ouro no mesmo revezamento. João Falcão Cabral e Douglas Hernandes Mendes estavam na conquista da prata do 4×400 m masculino.

No último dia do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior, o Brasil ganhou duas medalhas nos 800 m masculino, prata com Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP), com 1:50.14, e bronze com Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP), com 1:50.21, treinados por Clodoaldo Lopes do Carmo. O venezuelano Ryan Lopez Parra ficou com o ouro (1:49.30). 

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021