Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Brasil segura reação, bate o Paraguai e segue vivo no Pan Jr

Após um bom 1º tempo, Brasil sofre no 2º e barra pressão final para levar os primeiros pontos e seguir vivo em Cali-2021

Brasil bate o Paraguai e segue vivo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021
William Lucas/COB

Depois de estrear com derrota e ter o segundo jogo adiado, a seleção de handebol feminino finalmente conheceu sua primeira vitória nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021. E não faltou emoção! Nesta quinta-feira (25), em duelo válido pela terceira rodada diante do Paraguai, o Brasil fez um bom primeiro tempo, mas sofreu no segundo e precisou segurar a reação das adversárias nos minutos finais para vencer pelo placar apertado de 22 a 21.

Com o resultado, o Brasil segue vivo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021. O Paraguai é o líder do Grupo B com seis pontos e não joga mais pela fase de grupos, Logo atrás estão Cuba e Brasil, com três pontos cada e jogos a menos, enquanto a República Dominicana é a lanterna, sem nenhum ponto.

+‘É um sonho’, diz Mari Araújo sobre representar o Brasil nos Jogos de Cali2021

Cuba ainda joga com as dominicanas nesta quinta-feira (25) e é a favorita para sair com a vitória. O Brasil, por sua vez, também enfrenta a República Dominicana, nesta sexta (26), às 11h (de Brasília), em jogo da segunda rodada, adiado pela forte chuva que caiu em Cali. Caso as equipes cubana e brasileira vençam as partidas, elas igualam o Paraguai, todas com seis pontos. Assim, o critério de desempate será no saldo de gols, lembrando que apenas as duas primeiras avançam à semifinal.

O jogo

O Brasil começou ligado no jogo, indo para cima do Paraguai, principalmente pela ponta esquerda. Os dois primeiros gols, inclusive, foram da equipe verde e amarela, ambos marcados por Fernanda Lima. O time seguia bem no ataque, assim como na defesa, mais consistente em relação à estreia contra Cuba. A seleção chegou, então, a liderar por 6 a 2, mas as paraguaias conseguiram encostar no placar quando o Brasil ficou com uma jogadora a menos em quadra.

Mesmo assim, o time de Alex Aprile manteve a calma e ainda aproveitou a superioridade númerica para aumentar a vantagem, que chegou a seis gols. No finalzinho, o Paraguai melhorou novamente e diminuiu a diferença para três gols, mas o Brasil se segurou bem e foi para o intervalo vencendo por 14 a 10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na segunda etapa, a rede demorou a balançar, mas Fernanda Lima marcou mais dois gols para aumentar a vantagem da seleção, enquanto Geandra fechou o gol brasileiro. Aos poucos, as paraguaias se encontraram no jogo e passaram a dificultar um pouco vida do Brasil, que tinha problemas para furar o bloqueio adversário. A diferença no placar de mantinha, então, em quatro gols muito graças à atuação gigante da goleira brasileira.

A cinco minutos do fim, entretanto, o Paraguai chegou ao empate em 20 a 20, liderado por Maria Paula Fernandez. O Brasil conseguiu voltar à frente do placar, ficando com 22 a 21. A defesa se fechou muito bem, complicando o ataque paraguaio, enquanto Geandra fez novas defesas essenciais para manter a liderança. No minuto final, a bola era do Paraguai, mas o Brasil fechou a casinha e conseguiu segurar o placar até o apito final.

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021